Atos 14:15
"Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.
Significado de Atos 14:15
Paulo e Barnabé estão falando nessa passagem bíblica.
Os homens estavam prestes a oferecer sacrifícios a Paulo e Barnabé, pensando que eles eram deuses.
Os homens estavam fazendo isso porque ficaram impressionados com os milagres que Paulo e Barnabé realizaram.
"Coisas vãs" se refere a adorar ídolos e seguir crenças falsas.
As "boas novas" são a mensagem do evangelho, que oferece a salvação através da fé em Jesus Cristo.
O "Deus vivo" é o criador do universo, que é adorado pelos cristãos.
É importante se afastar de coisas vãs porque elas não oferecem salvação ou esperança verdadeira.
A mensagem principal é que devemos nos voltar para o Deus vivo e rejeitar a adoração de ídolos e crenças falsas.
Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, buscando seguir a verdade e rejeitando as coisas vãs que nos distraem do verdadeiro caminho.
Essa passagem nos ensina que Deus é o criador de todas as coisas e merece nossa adoração e devoção.
Explicação de Atos 14:15
A mensagem de Paulo e Barnabé aos habitantes de Listra
Em sua jornada missionária, Paulo e Barnabé chegaram à cidade de Listra, onde foram recebidos com grande entusiasmo pela população local. As pessoas estavam tão impressionadas com os milagres que os apóstolos realizaram que começaram a adorá-los como se fossem deuses.
Paulo e Barnabé ficaram horrorizados com essa atitude e tentaram impedir que as pessoas continuassem a adorá-los. Foi nesse momento que Paulo proferiu as palavras registradas em Atos 14:15. Ele disse aos habitantes de Listra que eles eram apenas seres humanos, como qualquer outra pessoa, e que a única coisa que os diferenciava era a mensagem que estavam trazendo.
A mensagem que Paulo e Barnabé estavam pregando era a de que as pessoas deveriam se afastar das coisas vãs e se voltar para o Deus vivo, que criou todas as coisas. Eles queriam que as pessoas entendessem que não havia nada que pudessem fazer para merecer a salvação, mas que ela era um presente gratuito de Deus.
Infelizmente, nem todos os habitantes de Listra estavam dispostos a ouvir a mensagem de Paulo e Barnabé. Alguns deles estavam tão enfurecidos com a ideia de abandonar seus deuses e crenças antigas que acabaram apedrejando Paulo e o deixando à beira da morte.
No entanto, mesmo diante de tanta oposição, Paulo e Barnabé não desistiram de sua missão. Eles continuaram a pregar a mensagem do evangelho em outras cidades e regiões, levando a palavra de Deus a todos que estivessem dispostos a ouvir.
A história de Paulo e Barnabé em Listra nos ensina uma lição importante sobre a natureza humana. Por mais que desejemos ser adorados e admirados pelos outros, devemos sempre lembrar que somos apenas seres humanos, sujeitos a erros e falhas. A única coisa que realmente importa é a mensagem que estamos trazendo e a maneira como estamos vivendo nossas vidas em conformidade com essa mensagem.
Versões
— Senhores, por que estão fazendo isto? Nós também somos seres humanos como vocês, sujeitos aos mesmos sentimentos, e anunciamos o evangelho a vocês para que se convertam destas coisas vãs ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.
— Amigos, por que vocês estão fazendo isso? Nós somos apenas seres humanos, como vocês. Estamos aqui anunciando o evangelho a vocês para que abandonem essas coisas que não servem para nada. Convertam-se ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles.