Atos 13:50
Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território.
Significado de Atos 13:50
Os judeus incitaram as mulheres piedosas e os principais da cidade contra Paulo e Barnabé.
A consequência foi a perseguição e a expulsão de Paulo e Barnabé do território.
"Provocando perseguição" significa instigar a hostilidade e a violência contra alguém.
Os judeus queriam expulsar Paulo e Barnabé do território porque eles estavam pregando o evangelho e a mensagem de Jesus Cristo, o que ameaçava a autoridade e a influência dos líderes religiosos judeus.
As mulheres piedosas de elevada posição eram mulheres ricas e influentes que apoiavam a religião judaica.
Os principais da cidade eram os líderes políticos e religiosos da cidade.
O objetivo de Paulo e Barnabé naquele território era pregar o evangelho e estabelecer igrejas cristãs.
Paulo e Barnabé continuaram a pregar o evangelho em outras regiões, apesar da perseguição e da expulsão.
Depois de serem expulsos, Paulo e Barnabé foram para outra cidade e continuaram a pregar o evangelho.
Essa passagem ilustra a oposição que os cristãos enfrentaram ao pregar o evangelho e a importância da perseverança e da coragem na missão de espalhar a mensagem de Jesus Cristo.
Explicação de Atos 13:50
A perseguição de Paulo e Barnabé pelos judeus de alta posição e líderes da cidade
Na época em que Paulo e Barnabé pregavam o evangelho, havia muitos judeus que se opunham a eles e a sua mensagem. Eles não queriam acreditar que Jesus era o Messias prometido e, por isso, se esforçavam para impedir que outros acreditassem também. Em uma dessas ocasiões, eles incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade a se oporem a Paulo e Barnabé.
Essas mulheres eram influentes na comunidade e tinham grande poder de persuasão. Elas foram convencidas pelos judeus a se oporem aos pregadores e a provocar perseguição contra eles. Os judeus também convenceram os líderes da cidade a se unirem a eles nessa empreitada.
A perseguição foi intensa e os judeus conseguiram expulsar Paulo e Barnabé do território em que estavam pregando. Eles foram forçados a deixar a cidade e seguir em frente em sua missão de pregar o evangelho. Apesar da oposição, eles não desistiram e continuaram a levar a mensagem de Jesus por onde passavam.
Esse versículo é um exemplo da oposição que os pregadores do evangelho enfrentavam na época em que a Bíblia foi escrita. Eles eram perseguidos e muitas vezes expulsos das cidades em que pregavam. No entanto, eles não desistiam e continuavam a levar a mensagem de Jesus a todos que encontravam.
Hoje em dia, ainda enfrentamos oposição quando pregamos o evangelho. Muitas pessoas não querem acreditar em Jesus e se esforçam para impedir que outros acreditem também. No entanto, assim como Paulo e Barnabé, devemos perseverar e continuar a levar a mensagem de Jesus a todos que encontramos.
Versões
Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território.
Mas os judeus atiçaram as mulheres não judias da alta sociedade convertidas ao Judaísmo e também os homens mais importantes da cidade. E começaram a perseguir Paulo e Barnabé e os expulsaram daquela região.