Ageu 1:2
"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ".
Significado de Ageu 1:2
O autor da passagem bíblica em Ageu 1:2 é o profeta Ageu.
O contexto histórico da passagem bíblica em Ageu 1:2 é a época em que os judeus retornaram do exílio babilônico e começaram a reconstruir o templo em Jerusalém.
O destinatário da mensagem em Ageu 1:2 é o governador Zorobabel e o sumo sacerdote Josué, bem como todo o povo de Judá.
"A casa do Senhor" em Ageu 1:2 se refere ao templo em Jerusalém.
O povo afirmou que "ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor" em Ageu 1:2 porque estavam mais preocupados em construir suas próprias casas e cuidar de seus próprios interesses.
A mensagem que o Senhor dos Exércitos quer transmitir através de Ageu 1:2 é que o povo deve priorizar a reconstrução da casa do Senhor e não negligenciá-la em favor de seus próprios interesses.
A reconstrução da casa do Senhor é importante porque é o lugar onde Deus habita e onde o povo pode se encontrar com Ele.
O papel do povo na reconstrução da casa do Senhor em Ageu 1:2 é de se dedicar e trabalhar para que a obra seja realizada.
A consequência de não reconstruir a casa do Senhor em Ageu 1:2 é a falta da presença de Deus e a maldição sobre a terra.
Podemos aplicar a mensagem de Ageu 1:2 em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que devemos priorizar a obra de Deus em nossas vidas e não negligenciá-la em favor de nossos próprios interesses.
Explicação de Ageu 1:2
A desculpa para adiar a reconstrução do templo
Havia se passado muitos anos desde que o templo de Jerusalém havia sido destruído pelos babilônios. O povo de Israel, que havia sido levado cativo para a Babilônia, havia retornado à sua terra natal e começado a reconstruir a cidade de Jerusalém. No entanto, o templo ainda estava em ruínas.
O profeta Ageu foi enviado por Deus para falar com o povo de Israel sobre a reconstrução do templo. Ele lhes disse que o Senhor dos Exércitos havia falado com ele e que o povo estava fazendo desculpas para não reconstruir o templo.
O povo de Israel estava dizendo que ainda não era o momento certo para reconstruir o templo. Eles estavam ocupados com suas próprias casas e negócios e não tinham tempo para se dedicar à obra do Senhor. Eles achavam que havia outras coisas mais importantes a serem feitas antes de reconstruir o templo.
No entanto, Ageu disse ao povo que o Senhor estava descontente com a atitude deles. Ele lhes disse que o tempo de adiar a reconstrução do templo havia acabado e que era hora de se dedicarem à obra do Senhor. Ele lhes disse que, se eles se arrependessem e começarem a reconstruir o templo, o Senhor os abençoaria e lhes daria prosperidade.
O povo de Israel ouviu as palavras de Ageu e se arrependeu de sua atitude. Eles começaram a reconstruir o templo e o Senhor os abençoou. O templo foi reconstruído e o povo de Israel foi abençoado com prosperidade.
O versículo "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’." é um lembrete para nós de que devemos sempre colocar a obra do Senhor em primeiro lugar. Não devemos adiar a obra do Senhor por causa de nossas próprias necessidades e desejos. Devemos sempre estar dispostos a fazer a vontade do Senhor e a dedicar nossas vidas à sua obra.
Versões
— Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: "Ainda não chegou o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser reconstruída."
O Senhor Todo-Poderoso disse o seguinte: — O povo está dizendo que ainda não chegou o tempo de reconstruir o Templo.