2 Tessalonicenses 3:7
Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês,
Significado de 2 Tessalonicenses 3:7
Este versículo faz parte da carta de Paulo aos Tessalonicenses, na qual ele está encorajando os cristãos a permanecerem firmes na fé e a não se desviarem das verdades que lhes foram ensinadas.
O autor deste livro é Paulo, um dos principais líderes da igreja primitiva.
O autor está se dirigindo aos cristãos em Tessalônica.
O exemplo que o autor está dando é o de não viver ociosamente.
"Não vivemos ociosamente" significa que o autor não era preguiçoso ou inativo em seu trabalho e ministério.
O autor está enfatizando isso para encorajar os cristãos a seguirem seu exemplo e a não se tornarem preguiçosos ou inativos em sua própria vida cristã.
É importante seguir o exemplo do autor porque ele era um líder espiritual experiente e bem-sucedido, e sua vida e ministério são um modelo para outros cristãos.
Podemos aplicar isso em nossas vidas trabalhando diligentemente e servindo a Deus com todo o nosso coração.
Podemos evitar a ociosidade mantendo-nos ocupados com atividades produtivas e úteis, e buscando sempre a vontade de Deus para nossas vidas.
Este versículo está relacionado ao restante do livro porque Paulo está encorajando os cristãos a permanecerem firmes na fé e a viverem de acordo com os ensinamentos de Cristo.
Explicação de 2 Tessalonicenses 3:7
A importância do exemplo na vida cristã: uma reflexão sobre a referência bíblica que nos exorta a não vivermos ociosamente.
O versículo 2 Tessalonicenses 3:7 é uma exortação do apóstolo Paulo aos cristãos de Tessalônica a seguirem o exemplo que ele e seus companheiros de ministério deram enquanto estiveram entre eles. Paulo, Silvano e Timóteo trabalhavam incansavelmente para proclamar o evangelho e edificar a igreja em Tessalônica, e não se permitiam viver ociosamente, ou seja, sem fazer nada de útil.
Essa exortação é relevante para nós hoje, pois muitas vezes somos tentados a levar uma vida confortável e sem compromissos, sem nos preocuparmos com o bem-estar dos outros ou com a propagação do evangelho. No entanto, a vida cristã não é uma vida de comodismo, mas de serviço e dedicação.
Ao longo da história da igreja, muitos homens e mulheres têm sido exemplos de dedicação e serviço a Deus e ao próximo. Desde os primeiros discípulos de Jesus, que deixaram tudo para segui-lo e proclamar o evangelho, até os missionários e líderes cristãos dos dias de hoje, que se dedicam a levar a mensagem de salvação a todos os povos e nações.
O exemplo de Paulo e seus companheiros de ministério em Tessalônica é um convite para que nós também nos dediquemos ao serviço de Deus e ao bem-estar dos outros. Não devemos viver ociosamente, mas buscar sempre maneiras de servir e ajudar aqueles que estão ao nosso redor.
Que possamos seguir o exemplo de Paulo e seus companheiros, e viver uma vida de dedicação e serviço a Deus e ao próximo. Que possamos ser exemplos de amor, bondade e compaixão, levando a mensagem de salvação a todos os que precisam ouvir. E que, ao final de nossas vidas, possamos dizer como Paulo: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" (2 Timóteo 4:7).
Versões
Porque vocês mesmos sabem como devem nos imitar, visto que nunca vivemos de forma desordenada quando estivemos entre vocês,
Vocês sabem muito bem que devem seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vocês sem trabalhar.