2 Samuel 7:25
"Agora, Senhor Deus, confirma para sempre a promessa que fizeste a respeito de teu servo e de sua descendência. Faze conforme prometeste,
Significado de 2 Samuel 7:25
Essa oração foi feita pelo rei Davi.
A promessa era de que Deus faria uma grande nação a partir da descendência de Davi.
O autor da oração pediu para Deus confirmar a promessa porque ele acreditava que Deus era fiel e poderoso para cumprir o que havia prometido.
A descendência mencionada na oração é importante porque dela viria o Messias prometido por Deus.
"Fazer conforme prometeste" significa cumprir a promessa feita anteriormente.
A promessa foi cumprida através do nascimento de Jesus Cristo, descendente de Davi.
O contexto histórico é o reinado de Davi em Israel.
Essa passagem se relaciona com o Messias prometido porque Jesus Cristo é descendente de Davi e cumpriu as promessas feitas por Deus.
Essa passagem se relaciona com outras promessas feitas por Deus na Bíblia, como a promessa feita a Abraão de que dele surgiria uma grande nação.
A aplicação prática dessa passagem para a vida cristã hoje é a confiança na fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e a esperança na salvação através de Jesus Cristo, o Messias prometido.
Explicação de 2 Samuel 7:25
A Promessa de Deus para a Descendência de Davi
Quando Davi se tornou rei de Israel, ele desejava construir um templo para Deus, mas o Senhor disse que seria seu filho Salomão quem o faria. Em vez disso, Deus fez uma promessa a Davi, dizendo que sua descendência governaria Israel para sempre.
Davi ficou muito grato pela promessa de Deus e orou para que ela fosse confirmada para sempre. Ele reconheceu que Deus havia sido fiel em todas as suas promessas e pediu que Ele continuasse a cumprir essa promessa em sua vida e na vida de seus descendentes.
A promessa de Deus para a descendência de Davi foi cumprida quando Salomão construiu o templo e governou Israel com sabedoria. No entanto, a promessa também se estendeu a Jesus Cristo, o descendente de Davi que veio para salvar o mundo.
Através de Jesus, a promessa de Deus para a descendência de Davi foi cumprida de uma forma ainda mais grandiosa do que Davi poderia ter imaginado. Jesus não apenas governa sobre Israel, mas sobre todo o mundo. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, e seu reinado nunca terá fim.
Assim como Davi, podemos confiar nas promessas de Deus para nossas vidas e orar para que elas sejam confirmadas para sempre. Podemos ter certeza de que Deus é fiel e cumprirá todas as suas promessas, não importa quanto tempo leve ou quais obstáculos enfrentemos.
Que possamos seguir o exemplo de Davi e confiar em Deus, sabendo que Ele tem um plano perfeito para nossas vidas e que Ele sempre cumprirá suas promessas.
Versões
— E agora, Senhor Deus, quanto a esta palavra que disseste a respeito de teu servo e a respeito da sua casa, confirma-a para sempre; e faze como falaste.
— E agora, ó Senhor , nosso Deus, confirma a promessa que fizeste a meu respeito e a respeito da minha família e cumpre o que disseste que ia acontecer.