2 Samuel 4:11
Muito mais agora, que homens ímpios mataram um inocente em sua própria casa e em sua própria cama! Vou castigá-los e eliminá-los da face da terra porque vocês fizeram correr o sangue dele! "
Significado de 2 Samuel 4:11
O "inocente" mencionado no verso é Is-Bosete, filho de Saul e rei de Israel.
Os homens ímpios que mataram Is-Bosete foram Baaná e Recabe, dois dos comandantes do exército de Is-Bosete.
Is-Bosete foi morto em sua própria casa e cama porque ele confiava em Baaná e Recabe, que o traíram e o mataram.
O contexto histórico deste verso é a luta pelo trono de Israel, após a morte de Saul.
Deus permitiu que isso acontecesse porque ele permitiu que as pessoas fizessem suas próprias escolhas e arcam com as consequências de suas ações.
"Vou castigá-los e eliminá-los da face da terra" significa que Deus vai punir Baaná e Recabe por seu crime e que eles serão eliminados da terra.
Deus é justo e amoroso, mas também é um Deus de justiça. Ele não pode permitir que o mal prevaleça sem consequências.
Essa passagem nos ensina que Deus é um Deus de justiça e que ele não tolera o mal. Ele vai punir aqueles que cometem crimes e pecados.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando que Deus é um Deus de justiça e que devemos viver de acordo com seus mandamentos.
A mensagem geral deste verso é que Deus é um Deus de justiça e que ele não tolera o mal. Ele vai punir aqueles que cometem crimes e pecados.
Explicação de 2 Samuel 4:11
A vingança divina contra os assassinos de um inocente em sua própria casa
No livro de Samuel, encontramos uma passagem que narra a morte de Is-Bosete, filho do rei Saul, e a vingança divina contra os seus assassinos. Is-Bosete era o último sobrevivente da família de Saul, que havia sido deposto do trono por Davi. Dois homens, Baaná e Recabe, pertencentes ao exército de Saul, tramaram a morte de Is-Bosete com o objetivo de ganhar a confiança de Davi e obter recompensas.
No entanto, Davi não aceitou a morte de Is-Bosete e ordenou que Baaná e Recabe fossem executados por terem matado um inocente em sua própria casa e em sua própria cama. Davi reconheceu que a morte de Is-Bosete foi uma ação covarde e desonrosa, que não poderia ser tolerada em seu reinado.
A passagem bíblica de 2 Samuel 4:11 é uma declaração de Davi, que expressa sua indignação e determinação em punir os assassinos de Is-Bosete. Ele afirma que a morte de um inocente em sua própria casa é um crime ainda mais grave e merecedor de punição divina. Davi, como rei, reconhece que é sua responsabilidade proteger os seus súditos e garantir a justiça em seu reino.
A história de Is-Bosete e seus assassinos é um exemplo da importância da justiça e da honra em um reino. Davi, como líder, não poderia permitir que um crime tão covarde e desonroso fosse cometido impunemente. Ele agiu com determinação e coragem para garantir que a justiça fosse feita e que os assassinos fossem punidos.
A passagem de 2 Samuel 4:11 é um lembrete para todos nós sobre a importância da justiça e da honra em nossas vidas. Devemos agir com integridade e coragem, mesmo quando isso significa enfrentar desafios difíceis. Devemos proteger os inocentes e garantir que a justiça seja feita, mesmo que isso signifique enfrentar oposição e riscos.
A história de Is-Bosete e seus assassinos é uma lição poderosa sobre a importância da justiça e da honra em nossas vidas. Devemos sempre lembrar que a justiça divina é implacável e que aqueles que cometem crimes serão punidos.
Versões
Muito mais agora que homens perversos mataram um homem justo em sua casa, deitado no seu leito, será que eu não requereria o sangue dele das mãos de vocês e não os exterminaria da face da terra?
Davi respondeu: — Eu agarrei e mandei matar o mensageiro que foi ao meu encontro na cidade de Ziclague; pois ele, pensando que estava me dando uma boa notícia, me contou a respeito da morte de Saul. Agora, juro pelo Senhor , o Deus vivo, que me salvou de todos os perigos, que eu castigarei muito mais os homens traiçoeiros que mataram um inocente que estava dormindo na sua própria casa! Agora vou me vingar de vocês por terem matado Isbosete e vou varrer vocês da face da terra.