2 Samuel 2:26

26

Então Abner gritou para Joabe: "O derramamento de sangue vai continuar? Não vê que isso vai trazer amargura? Quando é que você vai mandar o seu exército parar de perseguir os seus irmãos? "

2 Samuel 2:26

Significado de 2 Samuel 2:26

Abner era o comandante do exército de Saul.

Joabe era o comandante do exército de Davi.

Abner gritou para Joabe para pedir que ele parasse de perseguir os irmãos de Davi.

Abner estava se referindo à guerra entre as tribos de Judá e Israel.

Abner disse que a perseguição traria amargura porque os irmãos de Davi eram seus próprios irmãos.

Os irmãos que Joabe estava perseguindo eram os seguidores de Saul.

Joabe estava perseguindo os irmãos de Davi porque eles eram leais a Saul e se opunham a Davi como rei.

O objetivo de Abner ao falar com Joabe era acabar com a guerra entre as tribos de Judá e Israel.

Joabe respondeu a Abner com desconfiança e recusou-se a parar a perseguição.

A conversa entre Abner e Joabe não teve um resultado imediato, mas eventualmente levou a um acordo de paz entre as tribos de Judá e Israel.

Explicação de 2 Samuel 2:26

A história por trás da frase "Não vê que isso vai trazer amargura?" proferida por Abner para Joabe

Durante a época em que o rei Saul governava Israel, ele tinha um filho chamado Jonatas, que era muito amigo de Davi. Quando Saul morreu, Davi se tornou rei de Judá, enquanto Isbosete, filho de Saul, se tornou rei de Israel. Isbosete tinha um general chamado Abner, que era muito poderoso e influente.

Um dia, Abner e Joabe, general de Davi, se encontraram em um campo de batalha e decidiram que seus exércitos lutariam entre si. A batalha foi acirrada e muitos soldados morreram de ambos os lados. No final, Abner e seus homens conseguiram vencer.

Enquanto Abner e Joabe se enfrentavam, Abner percebeu que a guerra não estava levando a lugar nenhum. Ele então gritou para Joabe: "O derramamento de sangue vai continuar? Não vê que isso vai trazer amargura? Quando é que você vai mandar o seu exército parar de perseguir os seus irmãos?"

Joabe percebeu que Abner estava certo e decidiu que era hora de parar a guerra. Ele ordenou que seus soldados parassem de perseguir os homens de Abner e que a batalha terminasse.

Abner e Joabe se encontraram novamente algumas semanas depois e concordaram em fazer um acordo de paz. Abner então decidiu que era hora de mudar de lado e apoiar Davi como rei de Israel. Isbosete ficou furioso com a traição de Abner e ordenou que um de seus homens matasse Abner.

Davi ficou muito triste com a morte de Abner e disse que ele era um homem muito valente e honrado. Ele também disse que a morte de Abner não deveria ter acontecido e que ele não tinha nada a ver com isso.

A frase "Não vê que isso vai trazer amargura?" se tornou um lembrete para as pessoas de que a guerra nunca é a resposta certa e que a paz é sempre a melhor opção. Ela também serve como um lembrete para as pessoas de que a traição nunca é a resposta certa e que a honra e a lealdade são muito importantes.

Versões

Bíblia NAA
26

Então Abner gritou para Joabe: — Será que a espada vai consumir para sempre? Você não sabe que serão amargas as suas consequências? Até quando você vai esperar para ordenar ao povo que deixe de perseguir os seus irmãos?

Bíblia NTLH
26

Então Abner gritou para Joabe: — Será que vamos ter de continuar lutando para sempre? Você não vê que, no fim, não vai sobrar nada, a não ser amargura? Nós somos seus irmãos! Até quando você vai esperar para mandar que os seus soldados parem de nos perseguir?