2 Samuel 2:22
Então Abner advertiu Asael mais uma vez: "Pare de me perseguir! Não quero matá-lo. Como poderia olhar seu irmão Joabe nos olhos de novo? "
Significado de 2 Samuel 2:22
Abner era o comandante do exército de Saul.
Asael era o irmão de Joabe e Abisai, e também fazia parte do exército de Davi.
Asael estava perseguindo Abner porque queria vingar a morte de seu irmão Asael, que havia sido morto por Abner em uma batalha anterior.
Abner disse a Asael para parar de persegui-lo.
Abner advertiu Asael que não queria matá-lo e que não poderia olhar nos olhos de Joabe novamente se o fizesse.
Abner não queria matar Asael porque não queria provocar uma guerra entre os exércitos de Davi e Saul.
Joabe era o comandante do exército de Davi.
Abner e Joabe eram inimigos, pois estavam lutando pelo controle do reino de Israel.
Joabe não aceitou a advertência de Abner e continuou perseguindo-o.
Depois que Abner advertiu Asael, Joabe finalmente alcançou Abner e o matou, o que levou a uma guerra entre os exércitos de Davi e Saul.
Explicação de 2 Samuel 2:22
A Advertência de Abner para Asael em uma Perseguição Perigosa
Em uma batalha sangrenta entre as tribos de Judá e Israel, Abner, o comandante do exército de Israel, e Joabe, o comandante do exército de Judá, se encontraram em um duelo mortal. Enquanto lutavam, Abner conseguiu desarmar Joabe, mas se recusou a matá-lo, pois não queria ter a morte de um irmão em sua consciência. Em vez disso, ele deixou Joabe viver e recuou com suas tropas.
No entanto, Asael, um jovem guerreiro de Judá e irmão de Joabe, estava determinado a vingar seu irmão e perseguiu Abner implacavelmente. Abner tentou avisá-lo para parar, dizendo que não queria matá-lo e que não queria ter que enfrentar Joabe novamente depois de ter matado seu irmão. Mas Asael não ouviu e continuou perseguindo Abner.
Finalmente, Abner teve que se defender e acabou matando Asael em legítima defesa. Ele lamentou a morte do jovem guerreiro e disse que teria preferido ter morrido ele mesmo em vez de matá-lo.
A história de 2 Samuel 2:22 é um exemplo da importância de ouvir os conselhos dos outros e de não deixar a emoção e a vingança governarem nossas ações. Abner tentou evitar a morte de Asael e a consequente tristeza de Joabe, mas Asael não quis ouvir e acabou pagando com sua vida. É também um lembrete de que a guerra e a violência nunca são soluções duradouras para os conflitos e que a paz só pode ser alcançada através do diálogo e da compreensão mútua.
Versões
Então Abner disse mais uma vez: — Pare de me perseguir! Do contrário, vou ter de matá-lo. E, depois, como poderia eu olhar no rosto de seu irmão Joabe?
Mais uma vez Abner disse: — Pare de me perseguir! Você está me forçando a matá-lo! Como é que eu poderia, depois, olhar o seu irmão Joabe nos olhos?