2 Samuel 13:20
Absalão, seu irmão, lhe perguntou: "Seu irmão, Amnom, lhe fez algum mal? Agora, acalme-se, minha irmã; ele é seu irmão! Não se deixe dominar pela angústia". E Tamar, muito triste, ficou na casa de seu irmão Absalão.
Significado de 2 Samuel 13:20
Absalão é o irmão de Tamar, filho do rei Davi.
Tamar foi estuprada por seu meio-irmão Amnom.
Amnom é o meio-irmão de Tamar, filho de Davi com outra mulher.
Absalão perguntou porque Tamar estava muito triste e ele sabia que Amnom tinha uma queda por ela.
Tamar respondeu que não havia nada que Absalão pudesse fazer para ajudá-la.
Absalão pediu a Tamar que se acalmasse porque ele não queria que ela se deixasse dominar pela angústia.
Tamar ficou na casa de Absalão porque ela não queria voltar para a casa de seu pai, onde Amnom estava.
Essa passagem mostra como a família de Davi estava cheia de conflitos e como o pecado pode levar a consequências terríveis.
Essa passagem mostra a importância de cuidar uns dos outros e de não deixar que o pecado nos domine.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de cuidar uns dos outros e de não deixar que o pecado nos domine. Também podemos aprender a perdoar e a buscar a reconciliação, mesmo quando as coisas parecem impossíveis.
Explicação de 2 Samuel 13:20
A história de Tamar, a irmã de Amnom, que foi violentada por ele e ficou na casa de seu irmão Absalão
No livro de Samuel, há uma história trágica que envolve a família do rei Davi. Tamar, filha de Davi, foi violentada por seu próprio irmão, Amnom. Após o ato, Tamar ficou arrasada e foi procurar abrigo na casa de seu irmão Absalão. Foi lá que Absalão a encontrou, muito triste e abalada, e perguntou se Amnom havia lhe feito algum mal. Absalão tentou acalmá-la, dizendo que Amnom era seu irmão e que ela não deveria se deixar dominar pela angústia.
A história de Tamar é uma das mais tristes da Bíblia. Ela foi vítima de um crime hediondo e teve que lidar com as consequências disso pelo resto de sua vida. O fato de ter sido violentada por seu próprio irmão torna a situação ainda mais dolorosa e difícil de compreender. Absalão, por sua vez, tentou ser um apoio para Tamar, mas não conseguiu impedir que o mal fosse feito.
Essa história nos ensina sobre a importância de cuidar uns dos outros e de não permitir que a violência e o abuso sejam tolerados. Também nos mostra que, mesmo em situações difíceis, é possível encontrar apoio e consolo em pessoas que nos amam e nos respeitam. Tamar foi vítima de uma grande injustiça, mas conseguiu encontrar um pouco de paz e conforto na casa de seu irmão Absalão.
Versões
Absalão, seu irmão, lhe disse: — Foi o seu irmão Amnom que esteve com você? Agora, minha irmã, fique calada; ele é seu irmão. Que o seu coração não fique angustiado por causa disso. E assim Tamar, desolada, ficou na casa de Absalão, seu irmão.
O seu irmão Absalão perguntou: — Amnom fez mal a você? Não conte isso a ninguém, minha irmã. Afinal de contas, ele é seu meio-irmão. Não leve isso muito a sério. Assim Tamar ficou vivendo triste e sozinha na casa de Absalão.