2 Samuel 12:6

6

Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia".

2 Samuel 12:6

Significado de 2 Samuel 12:6

Este versículo faz parte da história do profeta Natã confrontando o rei Davi sobre seu adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias, marido dela.

O autor deste versículo é desconhecido, mas é considerado parte do livro de 2 Samuel, que é atribuído a Samuel, Natã e Gade.

O destinatário deste versículo é Davi.

"Quatro vezes o preço da cordeira" significa que o homem deve pagar uma multa quatro vezes maior do que o valor da cordeira que ele roubou.

O homem deve pagar quatro vezes o preço da cordeira como punição por seu crime de roubo e falta de misericórdia.

"Agir sem misericórdia" significa não ter compaixão ou empatia pelos outros e agir de forma egoísta e cruel.

Este versículo nos ensina sobre a importância da misericórdia e da justiça divina.

Podemos aplicar este versículo em nossas vidas ao lembrar que devemos tratar os outros com misericórdia e compaixão, e que nossas ações têm consequências.

A mensagem principal deste versículo é que Deus é justo e punirá aqueles que agem sem misericórdia.

Este versículo se relaciona com o restante da Bíblia ao enfatizar a importância da justiça e da misericórdia, e como nossas ações têm consequências.

Explicação de 2 Samuel 12:6

A Justiça Divina: A História do Preço da Cordeira

Em um tempo antigo, havia um rei chamado Davi que governava sobre Israel. Ele era um homem justo e sábio, mas um dia, ele cometeu um grande erro. Ele se apaixonou por uma mulher chamada Bate-Seba, que era casada com um de seus soldados, Urias. Davi, então, ordenou que Urias fosse enviado para a linha de frente da batalha, onde ele foi morto, para que ele pudesse se casar com Bate-Seba.

Deus, que tudo vê, não ficou satisfeito com a atitude de Davi e enviou o profeta Natã para confrontá-lo. Natã contou a Davi uma história sobre um homem rico que roubou a única cordeira de um homem pobre para alimentar um convidado. Davi ficou indignado e disse que o homem rico deveria ser punido.

Foi então que Natã revelou a Davi que ele era o homem rico na história e que ele havia roubado a esposa de Urias. Davi ficou profundamente arrependido e pediu perdão a Deus. Deus o perdoou, mas disse que haveria consequências para seus atos.

Deus disse a Davi que a espada nunca deixaria sua casa e que seus próprios filhos se voltariam contra ele. Além disso, Deus disse que o filho que nasceria de seu relacionamento com Bate-Seba morreria.

Davi ficou de luto pela morte de seu filho e pediu a Deus que o perdoasse novamente. Deus ouviu suas orações, mas disse que Davi ainda teria que pagar pelo que fez. Deus disse que Davi teria que pagar quatro vezes o preço da cordeira que o homem rico roubou.

Essa referência bíblica é um lembrete de que Deus é justo e que há consequências para nossas ações. Mesmo quando somos perdoados, ainda podemos ter que enfrentar as consequências de nossos erros. É importante lembrar que Deus nos ama e que sempre podemos pedir perdão e começar de novo.

Versões

Bíblia NAA
6

E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez uma coisa dessas e porque não se compadeceu.

Bíblia NTLH
6

Ele deverá pagar quatro vezes o que tirou, por ter feito uma coisa tão cruel!