2 Reis 7:12

12

O rei se levantou de noite e disse aos seus conselheiros: "Eu lhes explicarei o que os arameus planejaram. Como sabem que estamos passando fome, deixaram o acampamento e se esconderam no campo, pensando: ‘Com certeza eles sairão, e então os pegaremos vivos e entraremos na cidade’ ".

Significado do Versículo

O rei mencionado neste versículo não é especificado.

O rei se levantou de noite para discutir a situação com seus conselheiros.

Os conselheiros mencionados são os conselheiros do rei.

Os arameus planejaram pegar os israelitas vivos e entrar na cidade.

Os arameus deixaram o acampamento porque sabiam que os israelitas estavam passando fome e pensaram que eles sairiam da cidade para procurar comida.

"Se esconderam no campo" significa que os arameus se esconderam em algum lugar fora da cidade.

Os arameus pensaram que os israelitas sairiam da cidade para procurar comida.

O objetivo dos arameus ao pegar os israelitas vivos era usá-los como reféns ou escravos.

Se os arameus conseguissem entrar na cidade, eles poderiam saqueá-la e matar ou escravizar seus habitantes.

O contexto histórico deste versículo é a guerra entre Israel e Aram (Síria) no século IX a.C.

Explicação de 2 Reis 7:12

A trama de espionagem que salvou uma cidade sitiada

Em um momento de crise, o rei de uma cidade sitiada estava desesperado para encontrar uma solução para a fome que assolava seu povo. Enquanto ele e seus conselheiros discutiam possíveis estratégias, um grupo de espiões inimigos se infiltrou no acampamento da cidade e ouviu toda a conversa. Eles então decidiram se esconder no campo, esperando que a fome e a fraqueza dos sitiados os obrigassem a sair da cidade para buscar comida. Assim, os espiões planejavam capturá-los e invadir a cidade.

No entanto, um grupo de leprosos, que haviam sido expulsos da cidade por causa de sua doença, descobriu o acampamento vazio dos inimigos. Eles se deliciaram com a comida e bebida deixadas para trás, mas logo perceberam que precisavam compartilhar a notícia com os sitiados. Então, eles foram até a cidade e contaram ao rei e seus conselheiros sobre o acampamento vazio.

Inicialmente, o rei desconfiou da história dos leprosos, mas decidiu enviar alguns homens para investigar. Eles confirmaram a veracidade da história e os sitiados puderam se preparar para um ataque inimigo que nunca veio. Em vez disso, eles encontraram uma grande quantidade de comida e bebida abandonadas pelos espiões inimigos.

A cidade foi salva da fome e da invasão graças à coragem dos leprosos e à providência divina. A história de 2 Reis 7:12 é um lembrete de que, mesmo em momentos de grande desespero, Deus pode usar pessoas improváveis e situações inesperadas para nos salvar.

Versões

12

O rei se levantou de noite e disse a seus servos: — Deixem que eu explique a vocês o que os sírios nos fizeram. Eles sabem que nós estamos famintos. Por isso, saíram do arraial e se esconderam no campo, pensando assim: "Quando eles saírem da cidade, nós os apanharemos vivos e entraremos na cidade."

12

Ainda era de noite, mas o rei se levantou e disse aos seus oficiais: — Vou dizer a vocês o que foi que os sírios planejaram. Eles sabem que nós não temos nenhuma comida e por isso saíram do acampamento e foram se esconder no campo. Eles pensam que nós vamos sair da cidade para procurar comida e aí nos pegarão vivos e conquistarão a cidade.