2 Reis 5:19
Disse Eliseu: "Vá em paz". Quando Naamã já estava a certa distância,
Significado de 2 Reis 5:19
Eliseu era um profeta de Deus no Antigo Testamento.
Naamã era um comandante do exército sírio que sofria de lepra.
Naamã procurou Eliseu em busca de cura para sua lepra.
Eliseu disse a Naamã para ir em paz.
"Vá em paz" significa que Eliseu estava abençoando Naamã e desejando-lhe uma jornada segura e bem-sucedida.
Naamã se afastou de Eliseu porque ele já havia recebido a cura que procurava.
Naamã ficou muito grato e agradecido a Eliseu por sua cura.
Antes de procurar Eliseu, Naamã sofria de lepra, uma doença de pele incurável.
Depois de seguir as instruções de Eliseu, Naamã foi curado de sua lepra e sua pele ficou como a de uma criança.
A mensagem principal dessa passagem bíblica é que Deus pode curar qualquer doença e que a fé e a obediência são importantes para receber a cura divina.
Explicação de 2 Reis 5:19
A cura de Naamã e a despedida de Eliseu
Naamã, um poderoso comandante do exército sírio, sofria de lepra. Ele ouviu falar de um profeta em Israel, Eliseu, que poderia curá-lo. Então, ele partiu para Israel com uma carta do rei sírio, pedindo ajuda ao rei de Israel. Quando Eliseu soube da chegada de Naamã, ele enviou um mensageiro para dizer a ele que se banhasse sete vezes no rio Jordão, ele seria curado.
Inicialmente, Naamã ficou irritado com a ordem de Eliseu, achando que era muito simples e sem sentido. No entanto, seus servos o convenceram a seguir as instruções de Eliseu. Ele se banhou no rio Jordão e, para sua surpresa, sua pele ficou limpa e saudável novamente.
Naamã ficou tão grato a Eliseu que tentou presenteá-lo com uma grande quantidade de riquezas. No entanto, Eliseu recusou o presente, dizendo que ele não estava em busca de riquezas, mas sim de ajudar as pessoas. Naamã então pediu desculpas por tentar dar um presente e prometeu adorar somente o Deus de Israel a partir daquele momento.
Eliseu então despediu Naamã com as palavras "vá em paz". Naamã partiu, mas depois de percorrer uma certa distância, ele voltou correndo até Eliseu e pediu para levar dois mulos carregados de terra de Israel. Ele queria levar a terra de Israel para a Síria e usá-la para adorar o Deus de Israel em sua própria casa.
Eliseu concordou com o pedido de Naamã e o deixou partir novamente. Naamã, agora curado, convertido e com a terra de Israel em suas mãos, partiu em paz de volta para a Síria.
O versículo 2 Reis 5:19 é a despedida de Eliseu para Naamã, após a cura da lepra. É um momento de paz e gratidão, onde Eliseu mostra que o objetivo dele era ajudar as pessoas e não ganhar riquezas. A história de Naamã é um exemplo de como a fé e a humildade podem levar a grandes mudanças e curas.
Versões
Eliseu lhe disse: — Vá em paz. Quando Naamã tinha se afastado certa distância,
Eliseu disse: — Adeus! Boa viagem! Quando Naamã já estava um pouco longe,