2 Reis 4:43

43

O auxiliar de Eliseu perguntou: "Como poderei servir isso a cem homens? " Eliseu, porém, respondeu: "Sirva a todos, pois assim diz o Senhor: ‘Eles comerão, e ainda sobrará’ ".

2 Reis 4:43

Significado de 2 Reis 4:43

Eliseu é um profeta do Antigo Testamento, sucessor de Elias.

O auxiliar de Eliseu não é nomeado na passagem.

"Isso" se refere a um alimento que foi oferecido a Eliseu como presente.

O auxiliar pergunta como servir a cem homens porque ele acha que a quantidade de alimento não é suficiente para todos.

"Eles comerão, e ainda sobrará" significa que Deus proverá o suficiente para todos e ainda haverá sobra.

A frase é dita por Eliseu, que está agindo como porta-voz de Deus.

A passagem ocorre durante o ministério de Eliseu, após a morte de Elias.

A passagem mostra a provisão milagrosa de Deus e a importância da fé e obediência.

A passagem nos ensina a confiar em Deus para prover nossas necessidades e a ser generosos com os outros.

A mensagem principal é que Deus é capaz de fazer milagres e prover além do que pensamos ser possível.

Explicação de 2 Reis 4:43

O Milagre da Multiplicação dos Pães

Em um dia quente e ensolarado, Eliseu, um profeta de Deus, estava viajando com seus discípulos quando se depararam com uma multidão faminta e cansada. Eles estavam em um local remoto e não havia comida suficiente para alimentar a todos. Um dos discípulos de Eliseu perguntou como poderiam servir a cem homens com tão pouca comida. Mas Eliseu, confiante na providência divina, ordenou que servissem a todos e disse que o Senhor proveria.

Então, Eliseu pegou os poucos pães e peixes que tinham e orou a Deus, pedindo que abençoasse a comida. Depois, ele começou a distribuir os alimentos para a multidão. Para surpresa de todos, os pães e peixes se multiplicaram diante de seus olhos, e todos foram alimentados até ficarem satisfeitos. E ainda sobrou comida!

Esse milagre da multiplicação dos pães é um dos mais conhecidos da Bíblia e é um exemplo poderoso da providência divina e da fé em Deus. Eliseu confiou que Deus proveria, mesmo diante da escassez, e Deus o honrou multiplicando os alimentos.

Esse versículo é uma lição para nós hoje em dia, que muitas vezes nos preocupamos com a escassez e a falta de recursos. Mas Deus é capaz de multiplicar o pouco que temos e nos abençoar abundantemente. Precisamos confiar nele e ter fé em sua providência.

Esse milagre da multiplicação dos pães é também um prenúncio do maior milagre que viria depois: a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele multiplicou os pães e peixes para alimentar a multidão, mas ele próprio se tornaria o pão da vida, dando sua vida para nos salvar e nos alimentar espiritualmente.

Portanto, quando nos depararmos com situações difíceis e escassez, lembremos do milagre da multiplicação dos pães e da fé de Eliseu. Deus é capaz de multiplicar o pouco que temos e nos abençoar abundantemente. E lembremos também do maior milagre de todos: a morte e ressurreição de Jesus Cristo, que nos dá vida eterna e nos alimenta espiritualmente.

Versões

Bíblia NAA
43

Porém o seu servo lhe disse: — Como vou pôr isto diante de cem homens? Eliseu tornou a dizer: — Dê às pessoas para que comam. Porque assim diz o Senhor : "Comerão, e ainda vai sobrar."

Bíblia NTLH
43

Mas o empregado perguntou: — O senhor acha que isto dá para cem homens? Eliseu respondeu: — Entregue a eles, e eles comerão, pois o Senhor Deus diz que eles vão comer e ainda vai sobrar.