2 Reis 3:10
Exclamou, então, o rei de Israel: "E agora? Será que o Senhor ajuntou a nós, os três reis, para nos entregar nas mãos de Moabe? "
Significado de 2 Reis 3:10
O rei de Israel mencionado é Jorão.
Os outros dois reis são Jeosafá, rei de Judá, e o rei de Edom.
Moabe era um inimigo dos israelitas e estava ameaçando a segurança da região.
A união dos três reis aumentava o poder e a força do exército.
O rei de Israel espera que o Senhor os ajude a vencer Moabe.
O Senhor é visto como um aliado dos reis, que buscam sua ajuda e proteção.
Moabe havia se rebelado contra Israel e os reis estavam se preparando para lutar contra eles.
Eliseu diz que o Senhor entregará Moabe nas mãos dos reis.
Os reis se animam e se preparam para a batalha.
Os reis conseguem vencer Moabe e conquistar a vitória.
Explicação de 2 Reis 3:10
A dúvida do rei de Israel diante da ameaça de Moabe
Era uma época de conflitos e tensões entre os reinos de Israel, Judá e Edom. O rei de Israel, Jorão, havia se unido aos outros dois reis para enfrentar o rei de Moabe, que havia se rebelado contra Israel. O exército dos três reis marchou pelo deserto de Edom, mas logo se viu sem água para beber e para dar aos animais. Eles estavam desesperados e temiam morrer de sede antes mesmo de chegar ao campo de batalha.
Foi então que o profeta Eliseu foi chamado para ajudá-los. Ele pediu um tocador de harpa e, enquanto tocava, recebeu uma mensagem do Senhor: "Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, nem vereis chuva; todavia este vale se encherá de água, e bebereis vós, e os vossos animais" (2 Reis 3:16-17). E assim foi feito: as covas foram cavadas e, milagrosamente, foram preenchidas com água, que salvou os exércitos da morte por sede.
Mas, mesmo depois desse milagre, o rei de Israel ainda estava inseguro. Ele temia que o Senhor tivesse permitido que eles encontrassem água apenas para entregá-los nas mãos de Moabe. Foi então que ele exclamou: "E agora? Será que o Senhor ajuntou a nós, os três reis, para nos entregar nas mãos de Moabe?" (2 Reis 3:10).
O profeta Eliseu respondeu ao rei de Israel com uma mensagem do Senhor: "Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitas covas. Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, nem vereis chuva; todavia este vale se encherá de água, e bebereis vós, e os vossos animais. E isto é ainda pouco aos olhos do Senhor; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos" (2 Reis 3:16-18).
E assim aconteceu: os exércitos dos três reis atacaram Moabe e venceram a batalha. O rei de Moabe ficou tão desesperado que sacrificou seu próprio filho como oferta queimada sobre as muralhas da cidade. A vitória foi completa e os exércitos voltaram para casa, glorificando a Deus pelo seu poder e misericórdia.
O versículo 2 Reis 3:10 é uma expressão da insegurança e do medo que os líderes de Israel sentiam diante da ameaça de Moabe. Eles temiam que Deus os tivesse abandonado ou que estivesse usando a situação para puni-los. Mas o profeta Eliseu, como porta-voz de Deus, trouxe a mensagem de esperança e confiança de que o Senhor estava com eles e que lhes daria a vitória. É uma lição para nós também: mesmo quando estamos cercados por inimigos e ameaças, podemos confiar em Deus e em sua proteção.
Versões
Então o rei de Israel disse: — Ah! O Senhor chamou estes três reis para os entregar nas mãos de Moabe.
Aí o rei Jorão exclamou: — Estamos perdidos! O Senhor Deus nos entregou, os três, ao rei de Moabe!