2 Reis 22:13
"Vão consultar o Senhor por mim, pelo povo e por todo Judá acerca do que está escrito neste livro que foi encontrado. A ira do Senhor contra nós deve ser grande, pois nossos antepassados não obedeceram às palavras deste livro, nem agiram de acordo com tudo que nele está escrito a nosso respeito".
Significado de 2 Reis 22:13
O livro que foi encontrado em 2 Reis 22:13 é provavelmente o livro da lei de Moisés, que inclui os primeiros cinco livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).
Josias pediu para consultar o Senhor sobre o livro porque ele estava preocupado com a ira de Deus contra o povo de Judá, que não havia obedecido às palavras do livro.
A frase "a ira do Senhor contra nós deve ser grande" significa que Deus estava muito zangado com o povo de Judá por não ter obedecido às suas leis e mandamentos.
"Nossos antepassados" mencionados na passagem se referem aos reis e ao povo de Judá que viveram antes de Josias.
Eles não obedeceram às palavras do livro e não agiram de acordo com tudo que nele está escrito a respeito deles.
O livro contém as leis e mandamentos de Deus para o seu povo, incluindo as regras para a adoração, a justiça e a conduta moral.
Obedecer às palavras do livro é importante porque é a maneira de seguir a vontade de Deus e receber suas bênçãos.
"Agir de acordo com tudo que nele está escrito a nosso respeito" significa seguir as leis e mandamentos de Deus que se aplicam a nós como indivíduos e como comunidade.
A consulta ao Senhor pode ajudar a resolver o problema mencionado na passagem porque Deus pode dar orientação e direção sobre como o povo de Judá pode se reconciliar com ele e evitar a sua ira.
A mensagem principal da passagem é a importância de obedecer às leis e mandamentos de Deus e buscar a sua orientação e direção em todas as coisas.
Explicação de 2 Reis 22:13
O pedido de consulta divina para a restauração da fé
Em um período de grande decadência espiritual, o rei Josias de Judá ordenou a reforma do templo de Jerusalém. Durante a obra, um livro antigo foi encontrado e levado ao rei. Esse livro era a Lei de Moisés, que havia sido negligenciada por muitos anos. Ao ler as palavras do livro, Josias percebeu a gravidade da situação em que seu povo se encontrava, pois seus antepassados haviam desobedecido às leis divinas.
Josias, então, convocou seus principais conselheiros e disse: "Vão consultar o Senhor por mim, pelo povo e por todo Judá acerca do que está escrito neste livro que foi encontrado. A ira do Senhor contra nós deve ser grande, pois nossos antepassados não obedeceram às palavras deste livro, nem agiram de acordo com tudo que nele está escrito a nosso respeito".
Os conselheiros foram até a profetisa Hulda, que confirmou as palavras do rei e alertou sobre a iminência do juízo divino. Ela disse que, por causa da desobediência do povo, Deus havia decidido trazer calamidades sobre Judá, mas que Josias seria poupado de ver a destruição por causa de sua humildade e arrependimento.
Josias, então, convocou todo o povo de Judá e leu diante deles as palavras da Lei de Moisés. Ele renovou a aliança com Deus e ordenou que todos os ídolos e altares pagãos fossem destruídos. Josias também restaurou a celebração da Páscoa, que havia sido negligenciada por muitos anos.
A reforma de Josias teve um impacto profundo na vida espiritual de Judá. O povo se arrependeu de seus pecados e se voltou para Deus. A nação experimentou um período de paz e prosperidade, e Josias é lembrado como um dos reis mais justos e piedosos de Judá.
A história de Josias e a descoberta da Lei de Moisés nos ensina sobre a importância da obediência às leis divinas e do arrependimento sincero. Ela também nos lembra que Deus é misericordioso e está disposto a perdoar aqueles que se voltam para Ele de todo o coração.
Versões
— Vão consultar o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, a respeito das palavras deste livro que foi encontrado. Porque é grande o furor do Senhor , que se acendeu contra nós, porque os nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem segundo tudo o que está escrito a nosso respeito.
— Vão consultar a Deus, o Senhor , por mim e por todo o povo de Judá a respeito dos ensinamentos deste livro. Deus está irado conosco porque os nossos antepassados não fizeram o que este livro manda.