2 Reis 21:4
Construiu altares no templo do Senhor, do qual este tinha dito: "Em Jerusalém porei meu nome".
Significado de 2 Reis 21:4
Manassés, filho de Ezequias, rei de Judá.
Porque Manassés estava adorando outros deuses e desrespeitando o Senhor.
O nome do Senhor que deveria ser colocado em Jerusalém era Yahweh.
Construir um altar significa erguer uma estrutura para oferecer sacrifícios ou adoração a Deus.
Os altares eram usados para oferecer sacrifícios e adoração a Deus.
O templo do Senhor em Jerusalém era considerado o lugar mais sagrado para o povo de Israel, onde Deus habitava.
O líder religioso na época era o sumo sacerdote.
A construção dos altares afetou negativamente a relação entre o povo e Deus, pois Manassés estava adorando outros deuses.
A consequência da construção dos altares foi a ira de Deus e a queda de Judá nas mãos dos babilônios.
Essa passagem se relaciona com a história do povo de Israel porque mostra a importância de seguir o Senhor e não adorar outros deuses. Além disso, mostra as consequências da desobediência e da idolatria.
Explicação de 2 Reis 21:4
A construção de altares no Templo de Jerusalém
O rei Manassés, filho do rei Ezequias, assumiu o trono de Judá aos 12 anos de idade. Durante seu reinado, ele se afastou dos caminhos do Senhor e construiu altares para adorar outros deuses no Templo de Jerusalém, onde Deus havia prometido colocar Seu nome.
Manassés também praticou a adivinhação, feitiçaria e consultou médiuns e espíritas. Ele até mesmo sacrificou seu próprio filho em um desses altares que havia construído no Templo.
Devido a essas práticas ímpias, Deus enviou profetas para advertir Manassés e o povo de Judá, mas eles não deram ouvidos. Então, Deus permitiu que o rei da Assíria invadisse Judá e levasse Manassés como prisioneiro.
No cativeiro, Manassés se arrependeu de seus pecados e clamou ao Senhor, que o ouviu e o libertou. O rei voltou para Jerusalém e removeu os altares pagãos que havia construído no Templo. Ele também restaurou o altar do Senhor e ofereceu sacrifícios a Ele.
Manassés reconheceu que Deus era o único Deus verdadeiro e que o Templo de Jerusalém era o lugar onde o Senhor havia escolhido para colocar Seu nome. Ele ordenou que o povo de Judá adorasse somente a Deus e que obedecesse às Suas leis.
Apesar de seu arrependimento, Manassés não conseguiu reverter completamente os danos que havia causado. Seu filho, Amon, sucedeu-o no trono e seguiu os caminhos ímpios de seu pai antes de ser assassinado por seus próprios servos.
A história de Manassés nos ensina que mesmo quando nos afastamos de Deus e cometemos pecados graves, ainda podemos nos arrepender e ser perdoados se nos voltarmos para Ele de todo o coração. Também nos mostra a importância de obedecer aos mandamentos de Deus e de adorá-Lo somente a Ele.
Versões
Edificou altares na Casa do Senhor , a respeito da qual o Senhor tinha dito: "Em Jerusalém porei o meu nome."
e construiu altares pagãos no Templo onde, conforme o Senhor Deus tinha dito, ele devia ser adorado.