2 Reis 20:19
Respondeu Ezequias ao profeta: "Boa é a palavra do Senhor que você anunciou", pois ele entendeu que durante sua vida haveria paz e segurança.
Significado de 2 Reis 20:19
Ezequias foi o rei de Judá por volta do século VIII a.C.
O profeta não é mencionado pelo nome na passagem.
A palavra do Senhor anunciada pelo profeta foi que Ezequias viveria por mais 15 anos.
Ezequias entendeu que durante sua vida haveria paz e segurança.
"Paz e segurança" significa que Ezequias não teria que se preocupar com inimigos ou ameaças durante os próximos anos de sua vida.
Ezequias ficou feliz com a palavra do Senhor porque isso significava que ele teria mais tempo para governar Judá e para se aproximar de Deus.
Judá estava sob ameaça do império assírio na época.
A palavra do Senhor afetou a vida de Ezequias ao dar-lhe mais tempo para se preparar para a morte e para fortalecer Judá.
A confiança em Deus é importante porque nos ajuda a lidar com as incertezas da vida e a encontrar força em momentos difíceis.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje em dia ao confiar em Deus em todas as circunstâncias e ao buscar a paz e a segurança que só Ele pode oferecer.
Explicação de 2 Reis 20:19
A resposta de Ezequias ao profeta sobre a palavra do Senhor
Ezequias era um rei justo e temente a Deus, que governou o reino de Judá por 29 anos. Durante seu reinado, ele fez várias reformas religiosas e políticas, e o povo de Judá prosperou. No entanto, Ezequias ficou gravemente doente e recebeu a notícia de que morreria em breve. Ele orou a Deus e o Senhor ouviu sua oração, curando-o e prolongando sua vida por mais 15 anos.
Depois de sua cura, Ezequias recebeu a visita do profeta Isaías, que lhe disse que Deus havia ouvido suas orações e lhe concedido mais tempo de vida. Isaías também disse a Ezequias que Deus iria proteger Jerusalém dos assírios, que ameaçavam invadir a cidade. Ezequias ficou muito feliz com a notícia e agradeceu a Deus pela sua misericórdia.
No entanto, Isaías também disse a Ezequias que um dia o reino de Judá seria conquistado pelos babilônios e que tudo o que ele havia acumulado seria levado para a Babilônia. Ezequias ficou triste com essa notícia, mas respondeu ao profeta: "Boa é a palavra do Senhor que você anunciou". Ele entendeu que durante sua vida haveria paz e segurança, e que Deus estava sendo misericordioso com ele.
Ezequias viveu mais 15 anos e durante esse tempo ele construiu um aqueduto para trazer água para Jerusalém, fortaleceu as defesas da cidade e recebeu a visita de emissários de vários países, que vieram para lhe prestar homenagem. No entanto, ele também cometeu alguns erros, como mostrar suas riquezas para os emissários babilônicos, o que acabou levando à queda de Jerusalém nas mãos dos babilônicos.
Apesar de seus erros, Ezequias é lembrado como um grande rei de Judá, que confiava em Deus e buscava fazer a sua vontade. Sua resposta ao profeta Isaías mostra sua fé e confiança no Senhor, mesmo diante das dificuldades e incertezas da vida.
Versões
Então Ezequias disse a Isaías: — Boa é a palavra do Senhor que você falou. Pois ele pensava assim: "Enquanto eu viver haverá paz e segurança."
O rei Ezequias entendeu que isso queria dizer que durante a vida dele haveria paz e segurança. Por isso, disse: — A mensagem do Senhor que você me deu é boa.