2 Reis 2:6
Em seguida Elias lhe disse: "Fique aqui, pois o Senhor me enviou ao rio Jordão". Ele respondeu: "Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só! " Então partiram juntos.
Significado de 2 Reis 2:6
Elias é um profeta do Antigo Testamento.
O Senhor enviou Elias ao rio Jordão.
O rio mencionado na passagem é o Jordão.
Um homem acompanhou Elias ao rio Jordão.
O homem não queria deixar Elias ir sozinho porque queria estar com ele.
"Jurar pelo nome do Senhor" significa fazer um juramento solene em nome de Deus.
O rio Jordão é importante na Bíblia porque foi o local onde Jesus foi batizado por João Batista.
O contexto histórico da passagem é a vida e ministério de Elias como profeta.
Depois que Elias e seu acompanhante chegaram ao rio Jordão, Elias dividiu as águas do rio com seu manto e atravessou o rio a pé.
A mensagem principal da passagem é a importância da companhia e da lealdade entre amigos e seguidores de Deus.
Explicação de 2 Reis 2:6
A promessa de companheirismo de um discípulo fiel
Era um dia quente e ensolarado quando o profeta Elias se preparava para partir em sua jornada. Ele sabia que seu tempo na Terra estava chegando ao fim e que precisava passar o bastão para seu discípulo, Eliseu. Mas antes disso, havia uma última tarefa a cumprir.
Elias chamou Eliseu e disse: "Fique aqui, pois o Senhor me enviou ao rio Jordão". Mas Eliseu não aceitou a ideia de ficar para trás. Ele havia sido um discípulo fiel e não queria deixar seu mestre sozinho em uma jornada tão importante.
Então, com determinação, Eliseu respondeu: "Juro pelo nome do Senhor e por tua vida, que não te deixarei ir só!". Elias ficou impressionado com a lealdade de seu discípulo e concordou em deixá-lo acompanhá-lo.
Juntos, eles caminharam até o rio Jordão. Quando chegaram lá, Elias pegou seu manto e o enrolou, batendo com ele na água. Milagrosamente, as águas se abriram e eles puderam atravessar o rio a pé enxuto.
Do outro lado, Elias perguntou a Eliseu o que ele queria que ele fizesse por ele antes de partir. Eliseu respondeu: "Por favor, deixe-me receber uma porção dobrada do seu espírito". Elias disse que isso seria difícil, mas que se Eliseu o visse ser levado para o céu, seu pedido seria concedido.
E assim foi. Elias foi levado para o céu em um redemoinho, deixando para trás seu manto para Eliseu. Eliseu pegou o manto e, com ele, bateu na água do rio Jordão, que novamente se abriu para ele.
A partir daquele dia, Eliseu se tornou um grande profeta, realizando muitos milagres e sendo um exemplo de fé e lealdade para todos os que o conheciam.
O versículo 2 Reis 2:6 é um exemplo da lealdade e comprometimento de um discípulo fiel. Eliseu estava disposto a seguir seu mestre até o fim, mesmo que isso significasse enfrentar grandes desafios. Essa história nos ensina a importância de sermos fiéis aos nossos líderes e de nos comprometermos com as tarefas que Deus nos chama a realizar.
Versões
Mais uma vez Elias disse a Eliseu: — Fique aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas Eliseu disse: — Tão certo como vive o Senhor , e como você vive, não o deixarei ir sozinho. E, assim, os dois foram juntos.
Aí Elias disse a Eliseu: — Fique aqui porque o Senhor me mandou ir até o rio Jordão. Mas Eliseu disse: — Juro pelo Senhor Deus e pelo senhor que não o deixarei. Então eles saíram,