2 Reis 11:15

15

O sacerdote Joiada ordenou aos líderes dos batalhões de cem que estavam no comando das tropas: "Levem-na para fora por entre as fileiras, e matem à espada todo que a seguir". Pois o sacerdote dissera: "Ela não será morta no templo do Senhor".

2 Reis 11:15

Significado de 2 Reis 11:15

Joiada era o sumo sacerdote de Judá.

O contexto era a conspiração para derrubar a rainha Atalia e colocar Joás, o filho do rei Acazias, no trono.

A pessoa que deveria ser morta era Atalia, a rainha viúva.

O sacerdote ordenou que ela fosse morta porque ela havia usurpado o trono e instituído a adoração de Baal em Judá.

Ela não poderia ser morta no templo do Senhor porque isso seria uma profanação do santuário.

Os líderes dos batalhões de cem eram os comandantes das tropas de Judá.

Eles receberam a ordem de matar a pessoa em questão diretamente do sacerdote Joiada.

Eles obedeceram à ordem do sacerdote e mataram Atalia.

O resultado foi que Joás foi coroado rei de Judá e a adoração de Baal foi abolida.

O significado espiritual dessa passagem é que Deus usa pessoas fiéis como Joiada para derrubar a injustiça e restaurar a justiça em sua nação.

Explicação de 2 Reis 11:15

O sacrifício da rainha Atalia pelos líderes militares

Em um momento de grande tensão política em Judá, a rainha Atalia havia tomado o trono e ordenado a morte de todos os descendentes da família real, exceto um bebê que foi escondido pelo sacerdote Joiada. Anos depois, quando o menino, Joás, já havia crescido, Joiada organizou uma conspiração para coroá-lo rei e depor Atalia.

No dia da coroação, Joiada reuniu os líderes militares e lhes entregou armas e escudos que haviam sido do rei Davi. Ele também colocou o menino no trono e ordenou que todos gritassem "Viva o rei!" em sua homenagem. Atalia, que estava no templo, ouviu o barulho e saiu para ver o que estava acontecendo. Quando viu o menino no trono e os soldados o aclamando, ela rasgou suas vestes e gritou: "Traição! Traição!"

Joiada, então, ordenou que a rainha fosse levada para fora do templo e morta pelos líderes militares. Ele havia previsto que, se ela fosse morta no templo, isso profanaria o lugar sagrado. Os líderes militares seguiram suas ordens e mataram Atalia com a espada.

Com a morte da rainha, Joás foi coroado rei e Joiada estabeleceu um acordo com o povo para que todos adorassem o Senhor e abandonassem a idolatria. O sacerdote também restaurou o templo, que havia sido danificado pela rainha Atalia, e instituiu uma nova ordem de sacerdotes e levitas.

O versículo em questão, 2 Reis 11:15, é parte dessa história e mostra a ordem de Joiada para que a rainha Atalia fosse morta fora do templo. Essa passagem é importante para mostrar a preocupação do sacerdote em manter a santidade do lugar sagrado e evitar que ele fosse profanado pela morte de uma pessoa ímpia. Além disso, a ordem de Joiada também mostra a determinação dos líderes militares em seguir suas ordens e garantir a segurança do novo rei.

Versões

Bíblia NAA
15

Porém o sacerdote Joiada deu ordem aos capitães que comandavam as tropas, dizendo: — Façam-na sair por entre as fileiras e, se alguém a seguir, matem-no à espada. Porque o sacerdote tinha dito: "Não a matem na Casa do Senhor ."

Bíblia NTLH
15

O sacerdote Joiada não queria que Atalia fosse morta na área do Templo e por isso deu aos oficiais do exército a seguinte ordem: — Levem a rainha para fora, passando pelo meio das filas de guardas, e matem qualquer pessoa que tentar salvá-la.