2 Reis 1:17

17

E Acazias morreu, conforme a palavra do Senhor, anunciada por Elias. Como não tinha filhos, Jorão foi o seu sucessor no segundo ano do reinado de Jeorão, rei de Judá, filho de Josafá.

2 Reis 1:17

Significado de 2 Reis 1:17

Acazias era o rei de Israel.

Acazias morreu conforme a palavra do Senhor anunciada por Elias.

Elias anunciou a palavra do Senhor sobre a morte de Acazias.

Acazias não tinha filhos.

Jorão foi o sucessor de Acazias.

O pai de Jorão era Josafá.

Jorão se tornou rei de Judá no segundo ano do seu reinado.

Jeorão era o rei de Judá no segundo ano do reinado de Jorão.

Jorão era filho de Josafá, o pai de Acazias.

A passagem de 2 Reis 1:17 faz parte da história dos reis de Israel e Judá, que é relatada no Antigo Testamento da Bíblia.

Explicação de 2 Reis 1:17

A morte de Acazias e a sucessão de Jorão no trono de Judá

A história de 2 Reis 1:17 começa com a morte do rei Acazias, que governava o reino de Judá. Acazias era filho de Jeorão, que por sua vez era filho de Josafá, um dos grandes reis de Judá. Acazias não foi um bom governante, pois seguiu os maus caminhos de seu pai e avô, adorando ídolos e desobedecendo aos mandamentos de Deus.

Um dia, Acazias caiu de uma sacada em seu palácio e ficou gravemente ferido. Em vez de buscar ajuda do Senhor, ele mandou mensageiros consultar um deus pagão, chamado Baal-Zebube, para saber se ele se recuperaria. Deus, porém, não se agradou dessa atitude e enviou o profeta Elias para confrontar Acazias e anunciar sua morte iminente.

Elias foi até o palácio e disse ao rei que ele não se recuperaria do acidente, mas morreria em breve. Acazias ficou furioso e mandou seus soldados prenderem Elias. Mas Deus protegeu o profeta e o fez escapar ileso. Pouco tempo depois, Acazias morreu, cumprindo a palavra do Senhor anunciada por Elias.

Como Acazias não tinha filhos, seu irmão Jorão foi escolhido como sucessor no trono de Judá. Jorão era um homem ímpio e cruel, que matou seus próprios irmãos para consolidar seu poder. Ele também adorava ídolos e perseguiu os profetas de Deus. Por causa disso, Deus permitiu que os filisteus e outros inimigos atacassem Judá e causassem muitas mortes e destruição.

Apesar de seus pecados, Jorão governou Judá por oito anos, até ser morto por um de seus próprios oficiais. Ele foi sucedido por seu filho Acazias, que seguiu os mesmos maus caminhos de seu pai e avô. Acazias também consultou Baal-Zebube quando ficou doente e acabou morrendo por causa disso.

A história de 2 Reis 1:17 é um exemplo da justiça de Deus e da importância de obedecer aos seus mandamentos. Acazias e Jorão foram punidos por seus pecados e sua desobediência, enquanto Elias foi protegido e honrado por sua fidelidade ao Senhor. A lição para nós é que devemos buscar a Deus em todas as circunstâncias e seguir seus mandamentos, mesmo que isso signifique ir contra a cultura e as tradições de nossa sociedade.

Versões

Bíblia NAA
17

E assim Acazias morreu, segundo a palavra do Senhor , anunciada por Elias. E Jorão, irmão de Acazias, começou a reinar em seu lugar, no segundo ano do reinado de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá. Isto porque Acazias não tinha filhos.

Bíblia NTLH
17

E Acazias morreu, como o Senhor tinha dito por meio de Elias. Acazias não tinha filhos, e por isso o seu irmão Jorão ficou no lugar dele como rei. Isso aconteceu no segundo ano do reinado de Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá.