2 Pedro 2:13
Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês.
Significado de 2 Pedro 2:13
"Eles" se refere a pessoas ímpias e pecadoras.
A retribuição que receberão é o castigo divino por suas ações.
"Injustiça" refere-se a todas as ações pecaminosas e contrárias aos ensinamentos de Deus.
Devassidão é um comportamento imoral e promíscuo.
Eles se entregam à devassidão em plena luz do dia porque não têm vergonha de suas ações e não se importam com a opinião dos outros.
"Nódoas e manchas" simbolizam a impureza e a corrupção que essas pessoas carregam consigo.
"Seus prazeres" são os prazeres mundanos e pecaminosos que eles buscam.
"Festas de vocês" pode se referir a qualquer tipo de celebração ou evento social.
Eles regalam-se em seus prazeres nessas festas porque são atraídos pelo pecado e pela tentação.
A mensagem geral desse versículo é que as ações pecaminosas têm consequências e que aqueles que se entregam a elas serão punidos.
Explicação de 2 Pedro 2:13
A retribuição pelos prazeres da devassidão em plena luz do dia
O versículo 2 Pedro 2:13 é uma advertência aos cristãos sobre os falsos mestres que se infiltram nas igrejas para disseminar heresias e práticas imorais. Pedro alerta que esses indivíduos receberão retribuição pela injustiça que causaram, ou seja, serão punidos por suas ações.
A história por trás desse versículo remonta ao primeiro século, quando as igrejas cristãs estavam em plena expansão e enfrentavam muitos desafios. Além das perseguições por parte das autoridades romanas, os cristãos também tinham que lidar com a presença de falsos mestres que tentavam corromper a doutrina cristã e desviar os fiéis da verdadeira fé.
Pedro, um dos apóstolos de Jesus, escreveu a segunda carta aos cristãos para alertá-los sobre esses falsos mestres e encorajá-los a permanecerem firmes na fé. Ele descreve esses indivíduos como pessoas que se entregam à devassidão em plena luz do dia, ou seja, não têm vergonha de suas práticas imorais e as exibem publicamente.
Esses falsos mestres são descritos como nódoas e manchas, ou seja, pessoas que contaminam a igreja com suas heresias e práticas imorais. Eles se regalam em seus prazeres e participam das festas dos cristãos, mas não têm nenhum compromisso com a verdadeira fé.
Pedro alerta os cristãos que esses falsos mestres serão punidos por suas ações. Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram, ou seja, serão julgados por Deus e condenados por suas práticas imorais e heresias.
O versículo 2 Pedro 2:13 é uma advertência para os cristãos de todos os tempos sobre a importância de permanecerem firmes na fé e não se deixarem levar por falsos mestres que tentam corromper a doutrina cristã. Ele nos lembra que a justiça divina prevalecerá sobre a injustiça humana e que aqueles que se entregam à devassidão serão punidos por suas ações.
Em resumo, o versículo 2 Pedro 2:13 é uma advertência aos cristãos sobre os falsos mestres que se infiltram nas igrejas para disseminar heresias e práticas imorais. Ele nos lembra que esses indivíduos serão punidos por suas ações e que devemos permanecer firmes na fé e não nos deixar levar por suas mentiras e enganos.
Versões
recebendo injustiça como pagamento pela injustiça que praticam. Encontram prazer na satisfação de seus desejos libertinos em pleno dia. Como manchas e defeitos, encontram satisfação nas suas próprias mentiras, enquanto se banqueteiam com vocês.
e pagarão com sofrimento o sofrimento que causaram aos outros. Eles têm prazer em satisfazer em pleno dia os seus desejos imorais. Quando se reúnem com vocês, são uma vergonha e um escândalo, divertindo-se o tempo todo com os seus modos enganosos.