2 João 1:11
Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas.
Significado de 2 João 1:11
"Quem o saúda" refere-se a alguém que cumprimenta ou saúda uma pessoa que está envolvida em obras malignas.
"Suas obras malignas" referem-se às ações pecaminosas e más da pessoa que está sendo saudada.
Ao saudar alguém que está envolvido em obras malignas, estamos dando a impressão de que concordamos com suas ações e, portanto, nos tornamos cúmplices de suas más obras.
Isso não significa que não podemos falar com pessoas más. Devemos amar e compartilhar o evangelho com todas as pessoas, mas devemos evitar apoiar suas más obras.
Isso se aplica a todas as pessoas, independentemente de sua religião ou crenças.
Não devemos julgar as pessoas, mas devemos ser cuidadosos em nossas interações com aqueles que estão envolvidos em obras malignas.
Se não sabemos que alguém está envolvido em obras malignas, não somos responsáveis por suas ações. No entanto, devemos ser cuidadosos em nossas interações com os outros e estar cientes de suas ações.
Não devemos evitar completamente as pessoas más, mas devemos ser cuidadosos em nossas interações com elas e evitar apoiar suas más obras.
Devemos amar e compartilhar o evangelho com todas as pessoas, mas devemos ser cuidadosos em nossas interações com aqueles que estão envolvidos em obras malignas.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas diárias sendo cuidadosos em nossas interações com aqueles que estão envolvidos em obras malignas e evitando apoiar suas más obras. Devemos amar e compartilhar o evangelho com todas as pessoas, mas devemos ser cuidadosos em nossas interações com elas.
Explicação de 2 João 1:11
As consequências de saudar o mal: a história por trás de uma referência bíblica
Em uma das cartas escritas pelo apóstolo João, ele alerta os cristãos sobre a importância de não saudar aqueles que propagam o mal. Em um trecho específico, ele diz que aquele que saúda um malfeitor se torna participante de suas obras malignas.
Mas qual é a história por trás dessa referência bíblica?
Para entendermos melhor, precisamos voltar ao contexto em que a carta foi escrita. Na época, havia muitos falsos mestres que se infiltravam nas comunidades cristãs, propagando ensinamentos distorcidos e perigosos. Eles negavam a divindade de Jesus e incentivavam práticas imorais, como a idolatria e a imoralidade sexual.
João, então, escreveu essa carta para alertar os cristãos sobre esses falsos mestres e orientá-los a permanecerem firmes na verdadeira fé. Ele os exortou a não receberem em suas casas ou saudarem aqueles que propagavam o mal, pois isso poderia contaminá-los e levá-los a se afastarem de Deus.
O trecho em que João diz que quem saúda um malfeitor se torna participante de suas obras malignas é uma advertência forte e direta. Ele queria deixar claro que não se pode compactuar com o mal de forma alguma, pois isso compromete a nossa integridade moral e espiritual.
Essa referência bíblica tem uma mensagem importante para nós hoje em dia. Vivemos em um mundo cada vez mais plural e diverso, em que somos expostos a todo tipo de ideias e valores. É fácil cair na tentação de saudar o mal, seja por influência da cultura ou por pressão social.
Mas, como cristãos, precisamos estar atentos e vigilantes, para não nos deixarmos contaminar pelo mal que nos rodeia. Devemos seguir o exemplo de João e permanecer firmes na verdadeira fé, evitando qualquer tipo de comprometimento com o mal.
Em resumo, a referência bíblica 2 João 1:11 é um alerta para todos nós sobre as consequências de saudar o mal. Devemos nos manter fiéis à verdadeira fé e evitar qualquer tipo de comprometimento com o mal, para que não nos tornemos participantes das obras malignas daqueles que nos rodeiam.
Versões
Porque aquele que lhe dá boas-vindas se faz cúmplice das suas obras más.
Pois quem deseja paz a essa pessoa é seu companheiro no mal que ela faz.