2 Crônicas 35:22

22

Josias, contudo, não quis voltar atrás, e disfarçou-se para enfrentá-lo em combate. Ele não quis ouvir o que Neco lhe disse por ordem de Deus, mas foi combatê-lo na planície de Megido.

2 Crônicas 35:22

Significado de 2 Crônicas 35:22

Josias era o rei de Judá.

Neco era o faraó do Egito.

Josias não quis voltar atrás porque ele acreditava que estava fazendo a vontade de Deus.

Josias se disfarçou para que Neco não o reconhecesse e pudesse lutar anonimamente.

Neco falou por ordem de Deus para alertar Josias que ele não deveria se opor ao Egito.

Josias esperava defender seu reino e impedir que o Egito invadisse Judá.

A planície de Megido é uma área geográfica no norte de Israel que foi palco de muitas batalhas históricas.

Josias foi morto em combate e o Egito conseguiu invadir Judá.

A consequência da desobediência de Josias foi a derrota de Judá e a morte do rei.

A mensagem que podemos tirar dessa passagem é a importância de ouvir a voz de Deus e seguir sua vontade, mesmo que isso signifique abrir mão de nossos próprios planos e desejos.

Explicação de 2 Crônicas 35:22

A teimosia do rei Josias em enfrentar Neco, o faraó do Egito, na planície de Megido

No auge de seu reinado, o rei Josias decidiu que era hora de restaurar o templo de Jerusalém e, para isso, convocou todos os sacerdotes e levitas para ajudá-lo. Durante a reforma, o sumo sacerdote Hilquias encontrou um livro da lei de Deus, que havia sido esquecido e negligenciado por anos. Josias ficou profundamente comovido com as palavras do livro e decidiu que era hora de voltar a seguir os mandamentos de Deus.

Enquanto isso, o faraó Neco do Egito estava em uma campanha militar na Síria e decidiu passar por Judá em seu caminho de volta para casa. Josias, que havia se tornado um fervoroso seguidor de Deus, decidiu enfrentar Neco em batalha, mesmo depois de receber um aviso de Deus por meio de Neco de que ele não deveria lutar.

Josias se disfarçou para não ser reconhecido e liderou seu exército para a planície de Megido, onde Neco o esperava. A batalha foi feroz e Josias acabou sendo mortalmente ferido por uma flecha. Ele foi levado de volta a Jerusalém, onde morreu pouco depois.

A morte de Josias foi um grande golpe para Judá, que perdeu um líder justo e piedoso. Seu filho mais velho, Jeoaaz, assumiu o trono, mas ele não era tão fiel a Deus quanto seu pai. Ainda assim, Josias é lembrado como um dos maiores reis de Judá, que tentou trazer seu povo de volta aos caminhos de Deus.

Versões

Bíblia NAA
22

Mas Josias não voltou atrás. Pelo contrário, se disfarçou para lutar contra ele. Não deu ouvidos às palavras que Neco lhe havia falado da parte de Deus e foi lutar no vale de Megido.

Bíblia NTLH
22

Mas Josias não voltou atrás; ele não quis dar atenção ao aviso que Deus estava dando por meio do rei Neco. Pelo contrário, ele se disfarçou e marchou para lutar contra Neco no vale de Megido.