2 Crônicas 30:9

9

Se vocês voltarem para o Senhor, os que capturaram os seus irmãos e os seus filhos terão misericórdia deles, e eles voltarão a esta terra, pois o Senhor, o seu Deus, é bondoso e compassivo. Ele não os rejeitará, se vocês se voltarem para ele".

2 Crônicas 30:9

Significado de 2 Crônicas 30:9

Os "vocês" mencionados nesta passagem são os filhos de Israel.

"Voltar para o Senhor" significa arrepender-se e buscar a vontade de Deus em suas vidas.

Os "que capturaram os seus irmãos e os seus filhos" são os inimigos de Israel que os levaram cativos.

Essas pessoas terão misericórdia porque Deus é bondoso e compassivo e se agrada quando as pessoas se voltam para Ele.

"Voltar a esta terra" significa retornar à terra de Israel, que foi prometida por Deus aos filhos de Israel.

A bondade e compaixão de Deus são importantes porque mostram que Ele está disposto a perdoar e restaurar aqueles que se arrependem e se voltam para Ele.

Se as pessoas não se voltarem para o Senhor, elas não receberão a misericórdia de Deus e não serão restauradas à terra de Israel.

As pessoas podem se voltar para o Senhor confessando seus pecados, arrependendo-se e buscando a vontade de Deus em suas vidas.

A misericórdia de Deus se manifesta nesta passagem através da promessa de restauração e perdão para aqueles que se voltam para Ele.

A mensagem principal desta passagem é que Deus é bondoso e compassivo e está disposto a perdoar e restaurar aqueles que se arrependem e se voltam para Ele.

Explicação de 2 Crônicas 30:9

A Promessa de Misericórdia para os Arrependidos

Na história do povo de Israel, houve momentos de grande afastamento de Deus e desobediência aos seus mandamentos. Em um desses momentos, o rei Ezequias convocou todo o povo para celebrar a Páscoa, uma festa que havia sido negligenciada por muitos anos. Ele enviou mensageiros por todo o reino para convidar todos os israelitas a se reunirem em Jerusalém para adorar a Deus.

Muitos responderam ao chamado e vieram de todas as partes do país para participar da celebração. No entanto, havia também muitos que zombaram da mensagem dos mensageiros e não se importaram em se arrepender de seus pecados.

Foi nesse contexto que Deus falou através do profeta Isaías, dizendo que se o povo se voltasse para Ele de todo o coração, Ele teria misericórdia deles. Mesmo aqueles que haviam sido capturados por inimigos e levados para outras terras poderiam voltar para casa e serem restaurados.

Essa promessa de misericórdia é registrada em 2 Crônicas 30:9, onde Deus declara sua bondade e compaixão para com aqueles que se arrependem e voltam para Ele. Ele não rejeita aqueles que buscam a sua face e desejam viver de acordo com a sua vontade.

Essa mensagem é tão relevante hoje quanto foi na época de Ezequias. Muitos ainda se afastam de Deus e vivem em desobediência aos seus mandamentos. No entanto, a promessa de misericórdia ainda é válida para aqueles que se arrependem e voltam para o Senhor.

Deus é um Pai amoroso que deseja o bem de seus filhos. Ele não se alegra com a morte do ímpio, mas deseja que todos se arrependam e vivam. Se você se afastou de Deus, saiba que Ele ainda está de braços abertos para recebê-lo de volta. Basta se arrepender de seus pecados e voltar para Ele de todo o coração.

Que essa promessa de misericórdia possa ser uma fonte de esperança e encorajamento para todos aqueles que desejam viver em comunhão com Deus. Ele é fiel para cumprir todas as suas promessas e nunca rejeita aqueles que se voltam para Ele.

Versões

Bíblia NAA
9

Porque, se vocês se voltarem ao Senhor , os irmãos e os filhos de vocês acharão misericórdia diante dos que os levaram cativos, e eles voltarão a esta terra. Porque o Senhor , o Deus de vocês, é bondoso e compassivo e não desviará de vocês o seu rosto, se vocês se voltarem para ele."

Bíblia NTLH
9

Se vocês voltarem para Deus, então os inimigos que levaram os seus parentes e os seus filhos como prisioneiros terão pena deles e os deixarão voltar para casa. Pois o Senhor , nosso Deus, é bondoso e misericordioso e os aceitará se vocês voltarem para ele.”