2 Crônicas 28:24
Acaz juntou os utensílios do templo de Deus e os retirou de lá. Trancou as portas do templo do Senhor e ergueu altares em todas as esquinas de Jerusalém.
Significado de 2 Crônicas 28:24
Acaz era o rei de Judá.
Os utensílios do templo de Deus eram objetos sagrados usados nos rituais religiosos.
Acaz retirou os utensílios do templo de Deus para usá-los em seus próprios rituais religiosos.
Trancar as portas do templo do Senhor significa impedir o acesso das pessoas ao local sagrado.
O propósito de erguer altares em todas as esquinas de Jerusalém era oferecer sacrifícios a outros deuses.
O povo de Jerusalém ficou indignado com a ação de Acaz.
A consequência da ação de Acaz foi a ira de Deus.
Deus reagiu a essa ação de Acaz enviando inimigos para atacar Judá.
A mensagem que podemos tirar dessa passagem bíblica é que não devemos desrespeitar a santidade de Deus.
Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, sendo fiéis a Deus e respeitando a sua santidade.
Explicação de 2 Crônicas 28:24
A história de Acaz, o rei que saqueou o templo de Deus e ergueu altares pagãos em Jerusalém
Acaz era um rei de Judá que reinou durante o século VIII a.C. Ele era filho de Jotão, um rei justo e temente a Deus, mas Acaz seguiu um caminho totalmente diferente. Ele era um homem ímpio, que adorava outros deuses e praticava a feitiçaria. Ele até mesmo sacrificou seus próprios filhos em rituais pagãos.
Um dos atos mais terríveis de Acaz foi quando ele saqueou o templo de Deus em Jerusalém. Ele juntou todos os utensílios sagrados, como os candelabros, incensários e taças, e os retirou do templo. Ele trancou as portas do templo do Senhor e ergueu altares pagãos em todas as esquinas de Jerusalém.
Essa atitude de Acaz foi uma afronta direta a Deus. Os utensílios do templo eram sagrados e foram consagrados para serem usados apenas no serviço do Senhor. Ao retirá-los do templo, Acaz estava profanando o lugar mais sagrado de Judá. Além disso, ao erguer altares pagãos, ele estava incentivando o povo a adorar outros deuses, o que era uma violação direta do primeiro mandamento.
Deus não ficou satisfeito com a atitude de Acaz. Ele enviou o profeta Oded para confrontar o rei e adverti-lo sobre as consequências de seus atos. Oded disse a Acaz que Deus estava irado com ele e que ele seria derrotado em batalha e levado cativo pelos seus inimigos. Acaz ignorou a advertência de Oded e continuou a adorar outros deuses.
Como Oded havia profetizado, Acaz foi derrotado em batalha pelos reis da Síria e de Israel. Ele foi levado cativo para Damasco e lá sofreu muitas humilhações. No entanto, mesmo em sua aflição, Acaz não se arrependeu de seus pecados. Ele continuou a adorar outros deuses e a praticar a feitiçaria.
A história de Acaz é um exemplo de como a desobediência a Deus pode levar a consequências terríveis. Acaz era um rei ímpio que desprezava a Deus e suas leis. Ele saqueou o templo de Deus e ergueu altares pagãos em Jerusalém. Ele foi derrotado em batalha e levado cativo pelos seus inimigos. No entanto, mesmo em sua aflição, ele não se arrependeu de seus pecados. A história de Acaz é um lembrete de que devemos sempre obedecer a Deus e seguir seus mandamentos, pois a desobediência pode levar a consequências terríveis.
Versões
Acaz ajuntou os utensílios da Casa de Deus, os quebrou em pedaços e fechou os portões da Casa do Senhor ; e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.
Acaz pegou os objetos do Templo e os quebrou em pedaços. Fechou os portões do pátio do Templo e mandou construir altares em todas as esquinas de Jerusalém.