2 Crônicas 28:13
"Não tragam os prisioneiros para cá. Caso contrário seremos culpados diante do Senhor. Vocês querem aumentar ainda mais o nosso pecado e a nossa culpa? A nossa culpa já é grande, e o fogo da sua ira está sobre Israel".
Significado de 2 Crônicas 28:13
O líder de Efraim.
A frase foi dita durante uma guerra entre Israel e Judá.
Os prisioneiros eram soldados de Israel.
A pessoa que disse essa frase acreditava que trazer os prisioneiros para lá seria um pecado diante do Senhor.
A pessoa que disse essa frase temia que a culpa de Israel aumentasse ainda mais.
Israel estava em uma situação de guerra com Judá.
A pessoa que disse essa frase achava que a ira do Senhor se voltaria ainda mais contra Israel se os prisioneiros fossem trazidos para lá.
A pessoa que disse essa frase não tinha relação direta com os prisioneiros.
A pessoa que disse essa frase queria evitar que Israel cometesse mais pecados diante do Senhor.
A pessoa que disse essa frase via o pecado como algo grave e que poderia trazer a ira do Senhor sobre Israel.
Explicação de 2 Crônicas 28:13
A decisão difícil de um líder em meio à guerra
Em um momento de guerra, o rei Acaz de Judá se viu diante de uma decisão difícil. Ele havia conquistado algumas cidades de Israel e capturado muitos prisioneiros, mas agora seus aliados edomitas lhe pediam que entregasse esses prisioneiros a eles para que fossem escravizados. Acaz sabia que isso seria uma violação da lei de Deus, que proibia a escravidão entre irmãos israelitas. Além disso, ele temia que essa atitude aumentasse ainda mais a culpa de Judá diante do Senhor.
Foi então que um dos líderes de Judá, Odede, se levantou diante do rei e dos líderes do povo e disse: "Não tragam os prisioneiros para cá. Caso contrário seremos culpados diante do Senhor. Vocês querem aumentar ainda mais o nosso pecado e a nossa culpa? A nossa culpa já é grande, e o fogo da sua ira está sobre Israel".
Odede explicou que Deus havia permitido que Judá conquistasse essas cidades de Israel como um castigo pelos pecados do povo. Mas agora, se Judá escravizasse os prisioneiros, estaria se tornando cúmplice desses mesmos pecados e a ira de Deus se voltaria contra eles. Ele ainda lembrou que os prisioneiros eram irmãos israelitas e que Judá deveria tratá-los com misericórdia e justiça.
Acaz e os líderes de Judá ouviram as palavras de Odede e decidiram seguir seu conselho. Eles libertaram os prisioneiros e lhes deram roupas, comida e cuidados médicos antes de enviá-los de volta para suas casas. Essa atitude de misericórdia e justiça agradou a Deus e evitou que Judá aumentasse sua culpa diante do Senhor.
Essa história nos ensina que, mesmo em momentos de guerra e conflito, devemos seguir a lei de Deus e tratar nossos irmãos com misericórdia e justiça. Não devemos nos tornar cúmplices dos pecados dos outros e devemos sempre buscar agradar a Deus em nossas atitudes.
Versões
e lhes disseram: — Não tragam esses prisioneiros para cá, porque vocês estão querendo aumentar ainda mais os nossos pecados e a nossa culpa diante do Senhor . A nossa culpa já é grande, e o furor da ira do Senhor está sobre Israel.
Eles disseram: — Não tragam esses prisioneiros para cá! Já pecamos muito contra Deus, o Senhor , e o que vocês estão querendo fazer agora nos tornaria ainda mais culpados diante de Deus. Ele já está muito irado com a gente!