2 Crônicas 25:19

19

Você diz a si mesmo que derrotou Edom, e agora está arrogante e orgulhoso. Mas fique em casa! Por que provocar uma desgraça que levará você e também Judá à ruína? "

Significado do Versículo

O falante não é especificado na passagem.

Ele está se dirigindo a alguém que se vangloria de ter derrotado Edom.

Esta passagem está no livro de 2 Crônicas, que conta a história dos reis de Judá.

Edom era um país vizinho de Judá que frequentemente entrava em conflito com eles.

A pessoa está se sentindo poderosa e invencível depois de ter derrotado Edom.

A desgraça que pode acontecer é uma retaliação de Edom ou de outros países vizinhos.

Judá pode ser arrastado para a guerra e sofrer as consequências da arrogância da outra pessoa.

O falante está tentando alertar a pessoa para que ela não provoque uma guerra desnecessária.

Esta passagem é importante porque mostra a importância da humildade e da prudência na política e na guerra.

Podemos aplicar esta mensagem em nossas vidas hoje em dia, lembrando-nos de que a arrogância e a imprudência podem levar a consequências desastrosas. É importante ser humilde e cauteloso em nossas ações e decisões.

Explicação de 2 Crônicas 25:19

A Advertência Contra a Arrogância: Uma Lição de Humildade

O rei Amazias de Judá havia acabado de vencer a batalha contra os edomitas. Ele estava se sentindo orgulhoso e confiante em sua própria força e habilidade. Foi então que um profeta de Deus se aproximou dele e o advertiu: "Você diz a si mesmo que derrotou Edom, e agora está arrogante e orgulhoso. Mas fique em casa! Por que provocar uma desgraça que levará você e também Judá à ruína?".

O profeta estava alertando Amazias sobre o perigo da arrogância e da confiança excessiva em si mesmo. Ele estava dizendo ao rei que, ao invés de se vangloriar de sua vitória, ele deveria ser humilde e reconhecer que foi Deus quem o ajudou a vencer a batalha. Se ele continuasse a agir com arrogância, ele acabaria provocando a ira de Deus e trazendo desgraça para si mesmo e para o seu povo.

Infelizmente, Amazias não ouviu a advertência do profeta. Ele continuou a agir com arrogância e acabou provocando a ira de Deus. Ele se envolveu em uma guerra com o rei Jeoás de Israel e acabou sendo derrotado. Além disso, o seu povo sofreu muito por causa da sua imprudência e falta de humildade.

A lição que podemos aprender com essa história é a importância da humildade e da dependência de Deus. Quando confiamos em nossa própria força e habilidade, acabamos nos tornando arrogantes e nos afastando de Deus. Por outro lado, quando reconhecemos que tudo o que temos vem de Deus e que dependemos dele para tudo, nos tornamos mais humildes e mais próximos dele.

Portanto, devemos sempre estar atentos às advertências de Deus e dos seus profetas. Quando somos alertados sobre os perigos da arrogância e da confiança excessiva em nós mesmos, devemos ouvir e agir com humildade. Dessa forma, evitaremos a desgraça e a ruína que a arrogância pode trazer para nós e para o nosso povo.

Versões

19

Você diz: "Eis que derrotei os edomitas", e o seu coração se encheu de orgulho, para você se gloriar. Agora fique em casa. Por que provocar um mal que trará somente desgraça para você e para Judá?

19

De fato, você, Amazias, venceu os edomitas e por isso está todo orgulhoso. Alegre-se com a sua fama e fique em casa. Para que arranjar um problema que trará somente a desgraça para você e para o seu povo?