2 Crônicas 18:30
O rei da Síria havia ordenado a seus chefes dos carros de guerra: "Não lutem contra ninguém, seja soldado seja oficial, senão contra o rei de Israel".
Significado de 2 Crônicas 18:30
O rei da Síria mencionado em 2 Crônicas 18:30 é desconhecido, mas é provável que seja Ben-Hadade II.
Os chefes dos carros de guerra eram os líderes militares encarregados dos carros de guerra, que eram veículos de combate usados na época.
O rei da Síria ordenou que seus chefes dos carros de guerra não lutassem contra ninguém além do rei de Israel porque ele queria derrotar Israel e conquistar seu território.
O objetivo do rei da Síria ao ordenar isso era enfraquecer o exército de Israel, eliminando seus soldados e oficiais mais habilidosos.
O rei de Israel na época era Josafá.
O rei de Israel era o alvo principal da Síria porque ele era o líder do exército de Israel e, portanto, uma ameaça direta à Síria.
Depois que os chefes dos carros de guerra obedeceram à ordem do rei da Síria, eles atacaram Josafá e quase o mataram. No entanto, Deus o protegeu e ele conseguiu escapar ileso.
Isso agravou a relação entre a Síria e Israel e levou a uma guerra entre os dois países.
O significado espiritual deste versículo é que devemos estar cientes das estratégias do inimigo e estar preparados para enfrentá-las. Deus nos protege e nos ajuda a superar os obstáculos que enfrentamos.
Podemos aplicar essa lição em nossas vidas hoje, sendo vigilantes e atentos às táticas do inimigo e confiando em Deus para nos proteger e nos guiar em todas as situações.
Explicação de 2 Crônicas 18:30
A ordem do rei sírio para seus soldados atacarem apenas o rei de Israel
Durante o reinado de Acabe, o rei de Israel, houve uma aliança entre ele e o rei Josafá de Judá. Acabe queria recuperar a cidade de Ramote-Gileade, que havia sido tomada pelos sírios. Então, ele propôs a Josafá que eles fossem juntos à guerra. Josafá concordou, mas pediu que consultassem primeiro um profeta do Senhor.
Acabe convocou seus profetas, que lhe disseram que a batalha seria vitoriosa. Mas Josafá insistiu em ouvir um profeta do Senhor. Então, Acabe chamou Micaías, que profetizou que a batalha seria perdida e que Acabe seria morto. Acabe ficou irritado com a profecia e mandou Micaías para a prisão.
Na batalha, Acabe disfarçou-se para não ser reconhecido pelos sírios, mas um soldado atirou uma flecha aleatoriamente e acertou Acabe, que morreu. Enquanto isso, os sírios cumpriram a ordem de seu rei e lutaram apenas contra Acabe, deixando Josafá incólume.
Essa referência bíblica mostra a importância de ouvir a voz do Senhor e de confiar em suas promessas, mesmo que pareçam contrárias à lógica humana. Além disso, ela mostra que as ordens dos reis e líderes podem ser perigosas e levar à morte, se não estiverem alinhadas com a vontade de Deus.
Versões
Ora, o rei da Síria havia ordenado aos capitães dos seus carros de guerra que não lutassem nem contra pequeno nem contra grande, mas somente contra o rei de Israel.
O rei da Síria havia mandado que os capitães dos seus carros de guerra não atacassem ninguém, a não ser o rei de Israel.