2 Crônicas 18:19

19

E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe, rei de Israel, para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ "E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que,

2 Crônicas 18:19

Significado de 2 Crônicas 18:19

Acabe é o rei de Israel.

Ramote-Gileade é uma cidade localizada no território de Gade, a leste do rio Jordão.

Deus quer que Acabe ataque Ramote-Gileade como uma forma de punição por seus pecados e desobediência.

As pessoas que estão sugerindo coisas diferentes não são identificadas no versículo.

O objetivo dessas sugestões é encontrar uma maneira de enganar Acabe para que ele ataque Ramote-Gileade e morra lá.

Depois que as sugestões são feitas, não é especificado qual delas é escolhida ou se alguma delas é bem-sucedida.

Deus quer que Acabe morra em Ramote-Gileade como uma forma de punição por seus pecados e desobediência.

Este versículo destaca a soberania de Deus e sua capacidade de usar até mesmo as ações pecaminosas das pessoas para cumprir seus propósitos.

Podemos aplicar este versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é soberano e pode usar até mesmo nossos erros e fracassos para cumprir seus propósitos. Também devemos ter cuidado para não nos envolvermos em ações pecaminosas que possam levar à nossa destruição.

Explicação de 2 Crônicas 18:19

A conspiração para enganar o rei de Israel

Era uma época de tensão entre os reinos de Israel e Judá. O rei Acabe de Israel queria recuperar a cidade de Ramote-Gileade, que havia sido tomada pelos sírios. Ele pediu ajuda ao rei Josafá de Judá para lutar contra os sírios.

Antes de partir para a batalha, Acabe convocou seus profetas para perguntar se deveria ir à guerra. Todos eles disseram que sim, que o Senhor entregaria os sírios nas mãos de Acabe. Mas Josafá perguntou se não havia mais nenhum profeta do Senhor para consultar. Acabe respondeu que havia um, Micaías, mas que ele sempre profetizava coisas ruins a respeito de Acabe.

Micaías foi chamado e, quando questionado, disse que o Senhor havia mostrado uma visão em que todos os profetas de Acabe estavam mentindo e que a batalha seria uma derrota para Israel. Acabe ficou furioso e mandou Micaías para a prisão.

Mas antes de ser preso, Micaías contou a Acabe que havia visto o Senhor sentado em seu trono, rodeado por seus anjos, e que o Senhor havia perguntado quem enganaria Acabe para que ele atacasse Ramote-Gileade e morresse lá. Um espírito maligno se apresentou e disse que iria enganar todos os profetas de Acabe para que eles dissessem que a batalha seria vencida por Israel.

Acabe ignorou a advertência de Micaías e partiu para a batalha. Ele se disfarçou para não ser reconhecido e ordenou que Josafá usasse suas roupas reais. Mas os sírios perceberam o disfarce e atacaram Acabe. Ele foi ferido mortalmente e morreu em seu carro de guerra.

Assim se cumpriu a profecia de Micaías e a conspiração do espírito maligno para enganar Acabe e levá-lo à morte em Ramote-Gileade.

Esse versículo é uma parte da história de Acabe, um dos reis mais controversos de Israel. Ele se casou com Jezabel, uma mulher que adorava deuses estrangeiros e que perseguiu os profetas do Senhor. Acabe também adorava esses deuses e fez alianças com reis pagãos. Sua morte em Ramote-Gileade foi o fim de um reinado marcado pela desobediência ao Senhor.

Versões

Bíblia NAA
19

Então o Senhor perguntou: "Quem enganará Acabe, o rei de Israel, para que vá e seja morto em Ramote-Gileade?" E um dizia uma coisa, e outro dizia outra coisa.

Bíblia NTLH
19

Ele perguntou: “Quem enganará Acabe para que ele vá a Ramote e seja morto lá?” Alguns anjos disseram uma coisa, e outros disseram outra,