2 Crônicas 17:6
Ele seguiu corajosamente os caminhos do Senhor; além disso, retirou de Judá os altares idólatras e os postes sagrados.
Significado de 2 Crônicas 17:6
O "ele" mencionado no versículo é o rei Josafá, filho de Asa.
Os caminhos do Senhor que ele seguiu corajosamente foram os ensinamentos e mandamentos de Deus.
Altares idólatras eram lugares onde se ofereciam sacrifícios a deuses pagãos, enquanto postes sagrados eram objetos de culto que representavam deuses pagãos.
Judá tinha altares idólatras e postes sagrados porque muitos dos seus habitantes haviam se afastado da adoração ao Deus verdadeiro e passaram a adorar deuses pagãos.
O rei conseguiu retirar os altares e postes sagrados de Judá através de uma campanha de reforma religiosa que envolveu a destruição desses objetos de culto e a proibição da adoração a deuses pagãos.
A reação do povo de Judá à retirada dos altares e postes sagrados foi mista, com alguns apoiando a reforma religiosa e outros se opondo a ela.
A retirada dos altares e postes sagrados teve um grande impacto na religião de Judá, pois fortaleceu a adoração ao Deus verdadeiro e enfraqueceu a adoração a deuses pagãos.
Os sacerdotes que serviam nos altares idólatras foram despojados de seus cargos e proibidos de exercer a função sacerdotal.
O rei lidou com a oposição dos sacerdotes e adoradores dos deuses pagãos através da força, mas também através da persuasão e do diálogo.
A mensagem principal do versículo é a importância de seguir corajosamente os caminhos do Senhor e de se afastar da adoração a deuses pagãos.
Explicação de 2 Crônicas 17:6
A Coragem de um Rei em Seguir os Caminhos do Senhor e Retirar os Altares Idólatras
O versículo 2 Crônicas 17:6 conta a história de um rei de Judá chamado Josafá, que governou por 25 anos. Ele era um homem corajoso e determinado a seguir os caminhos do Senhor, mesmo em meio à idolatria que cercava o seu povo. Josafá sabia que a única maneira de manter o favor de Deus sobre o seu reino era obedecendo aos seus mandamentos e retirando todos os altares idólatras e postes sagrados que haviam sido construídos em Judá.
Josafá não se intimidou com a tarefa que tinha pela frente. Ele sabia que enfrentaria muita resistência dos seus súditos, que estavam acostumados a adorar outros deuses além do Senhor. Mas ele não desistiu. Com coragem e determinação, Josafá começou a retirar os altares idólatras e os postes sagrados de todas as cidades de Judá.
Não foi uma tarefa fácil. Muitos dos seus súditos se opuseram e tentaram impedir Josafá de seguir em frente. Mas ele não se deixou abalar. Ele sabia que estava fazendo o que era certo e que Deus o abençoaria por isso.
Com o tempo, as pessoas começaram a perceber que Josafá estava agindo de acordo com a vontade de Deus. Elas viram que ele não estava apenas retirando os altares idólatras, mas também estava incentivando o povo a seguir os caminhos do Senhor. Josafá sabia que a única maneira de manter a paz em Judá era através da obediência a Deus.
Ao final de sua vida, Josafá deixou um legado de coragem e determinação. Ele mostrou ao seu povo que é possível seguir os caminhos do Senhor, mesmo em meio à idolatria e à oposição. Ele ensinou que a obediência a Deus é a única maneira de alcançar a paz e a prosperidade.
O versículo 2 Crônicas 17:6 é um lembrete para todos nós de que devemos seguir os caminhos do Senhor, mesmo quando isso significa enfrentar a oposição. Devemos ser corajosos e determinados em nossa fé, sabendo que Deus está conosco em todas as circunstâncias. Que possamos seguir o exemplo de Josafá e retirar todos os altares idólatras de nossas vidas, para que possamos desfrutar da paz e da bênção de Deus.
Versões
O coração dele se tornou ousado em seguir os caminhos do Senhor , e ainda tirou os lugares altos e os postes da deusa Aserá que havia em Judá.
Continuou cada vez mais decidido a obedecer às leis de Deus e acabou com os lugares pagãos de adoração e os postes da deusa Aserá que havia no país de Judá.