2 Coríntios 9:11

11

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

2 Coríntios 9:11

Significado de 2 Coríntios 9:11

O apóstolo Paulo é o autor de 2 Coríntios 9:11.

O contexto de 2 Coríntios 9:11 é a coleta de ajuda financeira que Paulo estava organizando para os cristãos pobres em Jerusalém.

"Enriquecidos de todas as formas" significa que Deus suprirá todas as necessidades dos cristãos para que possam ser generosos.

"Generosos em qualquer ocasião" significa que os cristãos devem ser generosos em todas as situações, não apenas quando é conveniente ou fácil.

"Por nosso intermédio" significa que a generosidade dos cristãos será canalizada através de Paulo e seus colaboradores para chegar aos cristãos necessitados em Jerusalém.

"A sua generosidade resulte em ação de graças a Deus" significa que a generosidade dos cristãos deve levar os beneficiários a agradecer a Deus e glorificá-lo.

A generosidade e a gratidão estão relacionadas em 2 Coríntios 9:11, pois a generosidade dos cristãos resulta em ação de graças a Deus dos beneficiários.

A generosidade pode resultar em ação de graças a Deus quando é feita com amor e sacrifício, e quando os beneficiários reconhecem que é um presente de Deus.

A generosidade é importante na vida cristã porque é um reflexo do amor de Deus e da nossa gratidão por tudo o que Ele nos deu.

Podemos aplicar 2 Coríntios 9:11 em nossas vidas sendo generosos em todas as situações, confiando em Deus para suprir nossas necessidades e reconhecendo que nossa generosidade é um presente de Deus para os outros.

Explicação de 2 Coríntios 9:11

A história por trás da promessa de enriquecimento para a generosidade

Em uma das cartas escritas pelo apóstolo Paulo aos coríntios, ele fala sobre a importância da generosidade e como ela pode resultar em ação de graças a Deus. Em um trecho específico, ele afirma que aqueles que são generosos serão enriquecidos de todas as formas, para que possam continuar a ser generosos em qualquer ocasião.

Essa promessa de enriquecimento para a generosidade é encontrada em 2 Coríntios 9:11, e é uma das passagens mais citadas quando se trata de doações e ofertas. No entanto, para entender o contexto em que ela foi escrita, é preciso voltar um pouco no tempo.

Paulo estava escrevendo para a igreja de Corinto, que estava passando por dificuldades financeiras. Ele havia pedido aos cristãos de outras regiões que contribuíssem com uma oferta para ajudar os irmãos em Corinto, e agora estava incentivando os coríntios a fazerem o mesmo.

No capítulo 9 de 2 Coríntios, Paulo fala sobre a importância de dar com alegria e de acordo com o que cada um pode oferecer. Ele afirma que Deus ama quem dá com generosidade e que Ele é capaz de suprir todas as necessidades daqueles que confiam Nele.

É nesse contexto que Paulo faz a promessa de enriquecimento para a generosidade. Ele não está dizendo que Deus vai tornar os cristãos ricos, mas sim que Ele vai suprir todas as necessidades daqueles que são generosos e que dão com alegria. Isso significa que, mesmo que alguém tenha pouco, se for generoso com o que tem, Deus vai suprir suas necessidades e ainda lhe dará mais para continuar sendo generoso.

Essa promessa não é uma fórmula mágica para ficar rico, mas sim uma forma de incentivar a generosidade e a confiança em Deus. Quando somos generosos, estamos demonstrando nossa gratidão por tudo o que Ele nos deu e estamos ajudando a espalhar o amor de Cristo pelo mundo.

Portanto, a história por trás da referência bíblica 2 Coríntios 9:11 é uma história de amor e generosidade. É uma história que nos ensina a confiar em Deus e a sermos gratos por tudo o que Ele nos dá. E é uma história que nos incentiva a sermos generosos com os outros, para que possamos ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor.

Versões

Bíblia NAA
11

Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus.

Bíblia NTLH
11

Ele fará com que vocês sejam sempre ricos para que possam dar com generosidade. E assim muitos agradecerão a Deus a oferta que vocês estão mandando por meio de nós.