2 Coríntios 2:16

16

Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto?

Significado do Versículo

"Estes" se refere àqueles que rejeitam a mensagem de Paulo e "aqueles" se refere àqueles que a aceitam.

"Cheiro de morte" significa que a mensagem de Paulo é rejeitada e causa condenação para aqueles que a rejeitam.

"Fragrância de vida" significa que a mensagem de Paulo é aceita e traz salvação e vida eterna para aqueles que a aceitam.

Paulo se refere a si mesmo e aos outros como "cheiro de morte" porque a mensagem que eles pregam é rejeitada por muitos e causa condenação para aqueles que a rejeitam.

Aqueles que são capacitados para ser uma "fragrância de vida" são aqueles que aceitam a mensagem de Paulo e vivem de acordo com ela.

Para ser uma "fragrância de vida", é necessário aceitar a mensagem de Paulo e viver de acordo com ela, compartilhando-a com os outros.

Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje, compartilhando a mensagem de salvação com os outros e vivendo de acordo com a vontade de Deus.

O contexto geral de 2 Coríntios 2:16 é a defesa de Paulo de seu ministério e sua autoridade como apóstolo.

Esse versículo se relaciona com outros ensinamentos bíblicos sobre a importância de compartilhar a mensagem de salvação e viver de acordo com a vontade de Deus.

A mensagem geral que Paulo está transmitindo neste versículo é que a mensagem que ele prega pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição, dependendo de como é recebida.

Explicação de 2 Coríntios 2:16

O impacto da mensagem

Paulo, o apóstolo, havia passado por muitas dificuldades em sua jornada missionária. Ele enfrentou perseguições, prisões e até mesmo a morte. Mas nada disso o impediu de continuar pregando a mensagem de salvação em Cristo Jesus. Para ele, a mensagem era tão importante que ele estava disposto a enfrentar qualquer coisa por causa dela.

Um dia, ele escreveu aos coríntios sobre o impacto que sua mensagem estava causando nas pessoas. Ele disse: "Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto?" (2 Coríntios 2:16).

Essa citação é uma metáfora que Paulo usou para descrever como as pessoas reagiam à sua mensagem. Para alguns, a mensagem de Paulo era como um cheiro de morte, algo desagradável e repulsivo. Mas para outros, era como uma fragrância de vida, algo agradável e atrativo.

A mensagem de Paulo não era nova. Ela estava enraizada nas Escrituras Sagradas, que ele conhecia muito bem. Ele sabia que a mensagem de salvação em Cristo Jesus era a única maneira de as pessoas serem salvas. Ele citou as Escrituras quando escreveu aos romanos: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13).

Paulo também sabia que nem todos aceitariam sua mensagem. Ele citou as Escrituras novamente quando escreveu aos coríntios: "Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:3-4).

Conclusão

A mensagem de Paulo era poderosa e impactante. Ela tinha o poder de salvar vidas, mas também de condenar aqueles que a rejeitavam. Paulo sabia que nem todos aceitariam sua mensagem, mas ele continuou pregando mesmo assim. Ele sabia que a salvação era algo tão importante que valia a pena enfrentar qualquer coisa por causa dela.

Versões

16

Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é capaz de fazer estas coisas?

16

Para os que estão se perdendo, é um mau cheiro que mata; mas, para os que estão sendo salvos, é um perfume muito agradável que dá vida. Então, quem é capaz de realizar um trabalho como esse?