2 Coríntios 12:11

11

Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos "super-apóstolos", embora eu nada seja.

Significado do Versículo

Os "super-apóstolos" eram provavelmente pregadores itinerantes que visitavam a igreja em Corinto e que se consideravam superiores a Paulo em termos de autoridade e habilidade.

Paulo se considera insensato porque ele se viu forçado a se defender contra as críticas dos coríntios e dos "super-apóstolos", o que o levou a falar de maneira tola e imprudente.

Quando Paulo diz que os coríntios o obrigaram a ser insensato, ele está se referindo à pressão que eles exerceram sobre ele para que ele se defendesse e se justificasse diante das acusações que estavam sendo feitas contra ele.

Paulo sente que deveria ser recomendado pelos coríntios porque ele os havia fundado como igreja e havia trabalhado duro para estabelecê-los na fé. Ele esperava que eles o apoiassem e o defendessem diante dos ataques dos "super-apóstolos".

Quando Paulo afirma que em nada é inferior aos "super-apóstolos", ele está dizendo que ele tem a mesma autoridade e habilidade que eles, e que não há razão para que eles sejam considerados superiores a ele.

Paulo afirma que nada é para enfatizar que ele não tem nada a se vangloriar ou se orgulhar em si mesmo, mas que toda a sua força e habilidade vêm de Deus.

O contexto geral desse versículo é a luta de Paulo para manter sua autoridade como apóstolo diante dos ataques dos "super-apóstolos" e das críticas dos coríntios.

Esse versículo se relaciona com o restante da carta aos coríntios porque Paulo está tentando defender sua autoridade apostólica e corrigir os erros doutrinários e comportamentais que estavam surgindo na igreja em Corinto.

A mensagem principal que Paulo está tentando transmitir aqui é que a verdadeira autoridade e habilidade vêm de Deus, e que devemos confiar em Deus em vez de nos vangloriar em nós mesmos.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando que nossa força e habilidade vêm de Deus, e que devemos confiar nele em vez de nos orgulhar em nossas próprias realizações. Também devemos estar dispostos a defender a verdade e a corrigir os erros, mesmo que isso signifique enfrentar críticas e oposição.

Explicação de 2 Coríntios 12:11

A história daquele que se sentiu inferior aos "super-apóstolos"

Em uma época em que o cristianismo estava se espalhando rapidamente, havia muitos líderes religiosos que se consideravam superiores aos outros. Eles se autodenominavam "super-apóstolos" e se vangloriavam de suas habilidades e conhecimentos. Porém, havia um apóstolo que não se sentia tão confiante assim: Paulo.

Paulo era um dos principais líderes cristãos da época, mas ele não se considerava superior a ninguém. Na verdade, ele se sentia insensato por ter que se comparar com os "super-apóstolos". Ele acreditava que deveria ser recomendado pelos seus irmãos na fé, mas sentia que eles o haviam obrigado a se colocar em uma posição inferior.

Mas por que Paulo se sentia assim? A resposta está em sua história. Antes de se tornar um cristão, Paulo era um perseguidor da igreja. Ele acreditava que estava fazendo a coisa certa, mas na verdade estava indo contra os ensinamentos de Jesus. Foi somente após uma experiência sobrenatural que ele se converteu e passou a pregar o evangelho.

Por causa de seu passado, Paulo se sentia indigno de liderar a igreja. Ele sabia que tinha feito muitas coisas erradas e que não merecia a graça que Deus lhe havia dado. Por isso, quando os "super-apóstolos" começaram a se vangloriar de suas habilidades, Paulo se sentiu ainda mais inferior.

Mas apesar de sua insegurança, Paulo sabia que Deus o havia chamado para liderar a igreja. Ele não se considerava superior aos outros, mas sabia que tinha uma missão a cumprir. E assim, mesmo sentindo-se insensato, ele continuou pregando o evangelho e ajudando os cristãos a crescerem em sua fé.

Hoje, o versículo 2 Coríntios 12:11 é um lembrete para todos nós de que não devemos nos comparar com os outros. Cada um de nós tem uma história única e uma missão a cumprir. Não importa se nos sentimos insensatos ou inferiores aos outros, o que importa é que sigamos em frente e façamos a vontade de Deus.

Versões

11

Fiz-me louco, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ter sido recomendado por vocês, pois em nada fui inferior a esses "superapóstolos", ainda que nada sou.

11

Eu estou agindo como um louco, mas foram vocês que me obrigaram a isso. Porque vocês é que deviam falar bem de mim. Pois, mesmo que eu não valha nada, não sou inferior, de modo nenhum, a esses tais “superapóstolos” de vocês.