2 Coríntios 1:22
nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.
Significado de 2 Coríntios 1:22
Ser selado como propriedade de Deus significa que somos pertencentes a Ele, que Ele nos escolheu e nos separou para Si mesmo.
Deus nos selou através do Espírito Santo, que é a marca da propriedade de Deus em nossas vidas.
Ter o Espírito Santo em nossos corações significa que Ele habita em nós, nos guia, nos consola e nos ajuda a viver de acordo com a vontade de Deus.
O Espírito Santo é uma garantia do que está por vir, porque Ele nos dá a certeza da vida eterna e da salvação que Deus prometeu aos que O seguem.
O que está por vir é a vida eterna com Deus, a plenitude da salvação e a restauração completa de todas as coisas.
Podemos ter certeza de que somos propriedade de Deus através da fé em Jesus Cristo, que nos reconciliou com Deus e nos tornou filhos de Deus.
Podemos saber se temos o Espírito Santo em nossos corações através dos frutos do Espírito em nossas vidas, como amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole.
Se não tivermos o Espírito Santo em nossos corações, não podemos viver de acordo com a vontade de Deus e não teremos a certeza da vida eterna com Ele.
Podemos fortalecer a presença do Espírito Santo em nossas vidas através da oração, da leitura da Bíblia, da comunhão com outros cristãos e da obediência à vontade de Deus.
Podemos viver de acordo com a vontade de Deus através da obediência à Sua Palavra, da busca pela santidade e da prática do amor e da justiça em nossas vidas.
Explicação de 2 Coríntios 1:22
O selo de Deus: a garantia da salvação eterna
O apóstolo Paulo escreveu em sua segunda carta aos coríntios sobre a bênção que Deus concedeu aos cristãos ao selá-los como sua propriedade e colocar o Espírito Santo em seus corações como garantia do que está por vir. Essa é uma das mais belas promessas da Bíblia, pois revela a segurança que os filhos de Deus têm em sua salvação eterna.
Ao mencionar o selo de Deus, Paulo se referia a uma prática comum na antiguidade, quando os reis e governantes usavam um selo para autenticar documentos e objetos de valor. Esse selo era uma marca distintiva que indicava a propriedade e a autoridade do dono. Em Efésios 1:13-14, Paulo escreveu que os cristãos foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até o resgate da sua propriedade, para o louvor da sua glória.
O Espírito Santo é a garantia da salvação eterna, pois Ele é o agente que nos regenera, nos santifica e nos capacita para vivermos uma vida de obediência a Deus. Em Romanos 8:16, Paulo escreveu que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Em outras palavras, o Espírito Santo nos dá a certeza da nossa filiação divina e nos ajuda a perseverar na fé até o fim.
O selo de Deus também nos protege do mal e nos dá autoridade sobre as forças das trevas. Em Apocalipse 7:2-3, João viu quatro anjos que seguravam os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre qualquer árvore. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado fazer dano à terra e ao mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua testa os servos do nosso Deus.
Em resumo, o selo de Deus é a marca distintiva que indica a nossa propriedade e autoridade divina, a garantia da nossa salvação eterna e a proteção contra as forças do mal. Que possamos viver em comunhão com o Espírito Santo e desfrutar das bênçãos maravilhosas que Deus tem para os que são seus filhos.
Versões
que também pôs o seu selo em nós e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
Como dono ele pôs a sua marca em nós e colocou no nosso coração o Espírito Santo, que é a garantia das coisas que ele guarda para nós.