As 12 Tribos de Israel
A tribo de Levi foi separada para servir no templo e, portanto, não recebeu uma herança de terra como as outras tribos. Em vez disso, eles foram dispersos entre as outras tribos e receberam cidades específicas para habitar.
A tribo de José foi dividida em duas tribos: Efraim e Manassés. Isso ocorreu porque Jacó adotou os dois filhos de José, Efraim e Manassés, como seus próprios filhos, efetivamente dando a José uma porção dupla da herança.
A tribo de Judá é a tribo de onde vem o rei Davi e, finalmente, Jesus Cristo. É por isso que Jesus é frequentemente referido como o "Leão da tribo de Judá".
A tribo de Dã foi a primeira a introduzir a idolatria em Israel, de acordo com o livro de Juízes.
A tribo de Benjamim foi a menor das doze tribos, mas produziu o primeiro rei de Israel, Saul.
A tribo de Simeão foi a única tribo que não teve um juiz, um rei ou um profeta surgindo dela.
A tribo de Rúben, apesar de ser o primogênito de Jacó, perdeu seu status de primogênito devido à sua conduta imoral, conforme descrito em Gênesis 35:A primogenitura foi então dada a José, o primeiro filho de Raquel, a esposa amada de Jacó.
A História das 12 Tribos de Israel
Há muito tempo, na terra prometida por Deus, vivia um homem chamado Jacó, mais tarde renomeado Israel. Jacó teve doze filhos, e cada um deles se tornou o patriarca de uma tribo, formando assim as 12 Tribos de Israel.
Os filhos de Jacó foram Reuben, Simeão, Levi, Judá, Dan, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Cada um deles herdou uma parte da terra prometida, estabelecendo suas tribos e linhagens.
A tribo de Levi, no entanto, foi escolhida por Deus para ser uma tribo sacerdotal, dedicada ao serviço do Tabernáculo e mais tarde do Templo em Jerusalém. Por isso, eles não receberam uma porção de terra como as outras tribos. Em vez disso, receberam cidades espalhadas pelas terras das outras tribos.
José, por outro lado, recebeu uma porção dupla de herança, que foi dada a seus dois filhos, Efraim e Manassés. Assim, as tribos de Efraim e Manassés são frequentemente contadas como tribos separadas, embora sejam descendentes de José.
As 12 Tribos de Israel viveram na terra prometida, cada uma governando sua porção de terra e vivendo de acordo com as leis de Deus. No entanto, com o tempo, as tribos se dividiram em dois reinos: o Reino do Norte, chamado Israel, que consistia em dez tribos, e o Reino do Sul, chamado Judá, que consistia nas tribos de Judá e Benjamim.
Esta divisão levou à eventual destruição e exílio das dez tribos do norte pelos assírios. Essas tribos são frequentemente referidas como as "dez tribos perdidas" de Israel, pois sua localização e descendentes são desconhecidos.
As tribos de Judá e Benjamim, no entanto, sobreviveram e mantiveram sua identidade, mesmo após o exílio babilônico. A maioria dos judeus modernos são descendentes destas duas tribos.
A história das 12 Tribos de Israel é uma história de bênçãos, promessas e tragédias. Elas foram escolhidas por Deus para serem Seu povo, para viverem em Sua terra prometida e para serem uma luz para as nações. No entanto, também enfrentaram divisões, exílios e perdas. Através de tudo isso, no entanto, a promessa de Deus a Israel permaneceu firme, e a história das 12 Tribos de Israel continua a ser um testemunho de Sua fidelidade.
Versículos sobre As 12 Tribos de Israel
Então Jacó chamou seus filhos e disse: "Ajuntem-se a meu lado para que eu lhes diga o que lhes acontecerá nos dias que virão.
Gênesis 49:1
"Reúnam-se para ouvir, filhos de Jacó; ouçam o que diz seu pai Israel.
Gênesis 49:2
"Rúben, você é meu primogênito, minha força, o primeiro sinal do meu vigor, superior em honra, superior em poder.
Gênesis 49:3
Turbulento como as águas, já não será superior, porque você subiu à cama de seu pai, ao meu leito, e o desonrou.
Gênesis 49:4
"Simeão e Levi são irmãos; suas espadas são armas de violência.
Gênesis 49:5
Aguarde...
VER MAIS
VER TODOS
As 12 Tribos de Israel