1 Timóteo 5
Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;
Porque a idade avançada pode trazer consigo fragilidades físicas e emocionais, e uma repreensão aspera pode ser prejudicial para a saúde e autoestima do idoso.
Devemos exortá-lo com gentileza e respeito, como se fosse nosso próprio pai, mostrando que estamos preocupados com o bem-estar dele e que queremos ajudá-lo a crescer espiritualmente.
Porque os jovens são nossos irmãos em Cristo, e devemos tratá-los com amor e respeito, ajudando-os a crescer na fé.
Devemos tratar os jovens com gentileza e paciência, ajudando-os a crescer espiritualmente e a se tornarem líderes responsáveis.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:1
as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.
Significa mostrar respeito, cuidado e honra às mulheres mais velhas, da mesma forma que se faria com a própria mãe, reconhecendo sua experiência e sabedoria.
Devemos tratar as moças com o mesmo respeito, carinho e proteção que se daria a uma irmã biológica, promovendo um ambiente de segurança e respeito mútuo.
Paulo está enfatizando que todas as interações devem ser livres de intenções impuras ou comportamentos inapropriados, mantendo a integridade e a santidade nas relações.
A distinção é feita para reconhecer as diferentes necessidades e formas de respeito que cada grupo merece, baseando-se em sua idade e posição na comunidade.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:2
Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.
"Tratar adequadamente" significa fornecer o apoio necessário para as viúvas necessitadas, incluindo assistência financeira, emocional e espiritual.
As viúvas que são realmente necessitadas são aquelas que não têm recursos financeiros suficientes para sustentar a si mesmas e suas famílias.
A igreja tem a responsabilidade de cuidar das viúvas necessitadas e garantir que elas tenham o apoio necessário.
A igreja pode ajudar as viúvas necessitadas fornecendo assistência financeira, alimentos, cuidados médicos, aconselhamento e oração.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:3
Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.
"Colocar a sua religião em prática" significa viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e aplicá-los em sua vida diária.
É importante que os filhos e netos cuidem de sua própria família porque isso é uma responsabilidade que Deus deu a eles e também é uma forma de honrar seus pais e avós.
"Retribuir o bem recebido de seus pais e avós" significa ser grato e retribuir o amor e cuidado que eles deram durante a vida.
Isso agrada a Deus porque é uma forma de obedecer aos seus mandamentos e honrar a família.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:4
A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica.
Uma viúva realmente necessitada e desamparada é aquela que não tem meios de subsistência e depende da ajuda de outros para sobreviver.
Uma viúva pode colocar sua esperança em Deus confiando que Ele proverá suas necessidades.
Persistir em oração e em súplica significa continuar a orar e pedir ajuda a Deus mesmo quando as circunstâncias parecem difíceis.
É importante que uma viúva seja realmente necessitada e desamparada para que a igreja possa ajudá-la de forma adequada e eficaz.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:5
Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta.
O contexto de 1 Timóteo 5:6 é um ensinamento sobre como cuidar dos membros mais velhos da igreja e como tratar os líderes da igreja.
A "que vive para os prazeres" é uma pessoa que busca constantemente o prazer e a satisfação pessoal, colocando esses desejos acima de tudo o mais.
"Ainda que esteja viva, está morta" significa que essa pessoa pode estar fisicamente viva, mas espiritualmente morta, sem a vida e a alegria que vêm de uma relação com Deus.
Essa passagem se aplica a qualquer pessoa que vive para os prazeres em vez de buscar a vontade de Deus.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:6
Ordene estas coisas para que sejam irrepreensíveis.
"Ordene estas coisas" significa dar instruções claras e diretas sobre o que deve ser feito.
As coisas que devem ser ordenadas são as instruções dadas anteriormente na carta, incluindo o cuidado com os idosos, a honra aos líderes da igreja e a disciplina dos membros.
O propósito de ordenar essas coisas é garantir que a igreja seja um lugar de ordem e justiça, onde as pessoas sejam tratadas com respeito e amor.
"Irrepreensíveis" significa sem falhas ou erros, perfeitos.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:7
Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.
"Cuidar" dos parentes significa prover suas necessidades básicas, como alimento, abrigo e cuidados médicos, e também oferecer suporte emocional e espiritual.
Embora o versículo se refira aos parentes mais próximos, como pais, filhos e irmãos, a ideia geral é que devemos cuidar de todos os nossos parentes, mesmo que sejam mais distantes.
Isso significa que devemos ter uma preocupação especial com os membros de nossa própria família, já que temos uma responsabilidade maior por eles.
"Negar a fé" pode significar renunciar à nossa crença em Deus ou não viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:8
Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido
A idade é um fator importante porque, na época em que a carta foi escrita, as mulheres com mais de sessenta anos eram consideradas idosas e incapazes de se sustentar sozinhas.
Ser fiel a seu marido significa ser leal e comprometida com o casamento, não tendo relações sexuais com outros homens.
A idade é um fator importante porque as mulheres mais jovens ainda podem se casar novamente e ter um marido para cuidar delas.
Apenas mulheres podem ser inscritas na lista de viúvas porque, na cultura da época, os homens eram considerados responsáveis por prover para suas famílias.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:9
e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra.
A mulher mencionada em 1 Timóteo 5:10 é uma viúva que é considerada digna de receber ajuda financeira da igreja.
"Ser bem conhecida por suas boas obras" significa ter uma reputação positiva por suas ações virtuosas.
Criar filhos é mencionado como uma boa obra porque é uma responsabilidade importante e desafiadora que requer sacrifício e dedicação.
Ser hospitaleira significa receber os outros em sua casa com generosidade e bondade.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:10
Não inclua nessa lista as viúvas mais jovens, pois, quando os seus desejos sensuais superam a sua dedicação a Cristo, querem se casar.
As viúvas mais jovens mencionadas nesse versículo são aquelas que ainda têm idade para se casar novamente.
Essas viúvas não devem ser incluídas na lista porque ainda têm a possibilidade de se casar novamente e, portanto, não precisam da ajuda financeira da igreja.
Não há uma idade específica mencionada na passagem, mas é geralmente considerado que as viúvas mais jovens são aquelas com menos de 60 anos.
"Desejos sensuais" se refere aos desejos sexuais e românticos que podem surgir em uma viúva mais jovem que ainda está em idade de se casar novamente.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:11
Assim, elas trazem condenação sobre si, por haverem rompido seu primeiro compromisso.
As "elas" mencionadas no versículo são mulheres que se casaram e depois se divorciaram.
O primeiro compromisso que elas romperam foi o compromisso do casamento.
"Trazer condenação sobre si" significa que elas são responsáveis por suas ações e enfrentarão as consequências de seus pecados.
As mulheres são especificamente mencionadas neste versículo porque na cultura da época, as mulheres eram geralmente as que pediam o divórcio.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:12
Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem.
Ficar ocioso significa não ter nada para fazer ou não estar ocupado com atividades produtivas.
As mulheres aprendem a ficar ociosas porque não têm oportunidades de trabalho ou educação.
Andar de casa em casa significa visitar amigos e vizinhos sem um propósito específico.
As mulheres andam de casa em casa para socializar e passar o tempo.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:13
Portanto, aconselho que as viúvas mais jovens se casem, tenham filhos, administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.
Paulo aconselha as viúvas mais jovens a se casarem para que possam ter um companheiro e uma família, e para evitar a tentação de se envolver em relacionamentos impróprios.
Ter filhos era considerado uma bênção na cultura judaica e cristã, e também pode trazer alegria e propósito à vida das viúvas.
"Administrar suas casas" significa cuidar das tarefas domésticas e da família, e ser uma boa administradora dos recursos que Deus lhes deu.
Dar motivos para maledicência pode prejudicar a reputação da igreja e de Deus, e também pode levar a problemas pessoais e sociais.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:14
Algumas, na verdade, já se desviaram, para seguir a Satanás.
Seguir a Satanás significa seguir seus ensinamentos e práticas, que são contrários aos ensinamentos de Deus.
Alguém pode se desviar para seguir a Satanás ao se envolver em práticas pecaminosas, seguir falsos ensinamentos ou se afastar da comunhão com Deus.
É possível que cristãos genuínos se desviem para seguir a Satanás, mas isso não significa que perderam sua salvação.
Não podemos julgar o coração das pessoas, mas podemos observar seus comportamentos e práticas para identificar se estão seguindo a vontade de Deus ou não.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:15
Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliadas.
"Mulher crente" se refere a uma mulher que é cristã e segue os ensinamentos de Jesus Cristo.
Viúvas são mulheres que perderam seus maridos e agora estão sozinhas.
Uma mulher crente pode ajudar as viúvas em sua família fornecendo assistência financeira, emocional e espiritual.
A igreja não deve ser sobrecarregada com as viúvas para que possa ajudar as que realmente precisam.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:16
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
Os presbíteros mencionados em 1 Timóteo 5:17 são líderes da igreja, também conhecidos como anciãos ou pastores.
Liderar bem a igreja significa exercer uma liderança sábia, amorosa e eficaz, cuidando do rebanho de Deus e guiando-o no caminho da verdade e da santidade.
Dupla honra significa honra em dobro, ou seja, uma honra especial e elevada.
Os presbíteros que lideram bem a igreja devem receber essa dupla honra.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:17
pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
A passagem faz parte de uma seção em que Paulo está instruindo Timóteo sobre como tratar diferentes grupos de pessoas na igreja, incluindo viúvas e líderes.
A frase "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal" é uma metáfora que significa que aqueles que trabalham duro devem ser autorizados a colher os frutos de seu trabalho.
Paulo usa essa frase para enfatizar a importância de pagar os trabalhadores pelo seu trabalho.
"O trabalhador merece o seu salário" significa que aqueles que trabalham devem ser justamente compensados pelo seu trabalho.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:18
Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas.
Presbíteros são líderes da igreja, também conhecidos como anciãos ou pastores.
Isso significa que não se deve aceitar uma acusação sem provas suficientes.
Uma acusação pode ser qualquer alegação de comportamento inadequado ou pecado cometido por um presbítero.
Isso significa que a acusação deve ser confirmada por duas ou três testemunhas confiáveis.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:19
Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam.
"Os que pecarem" referem-se a membros da igreja que cometem pecados graves que afetam a comunidade.
"Repreendidos em público" significa que a repreensão deve ser feita diante da igreja ou da comunidade cristã.
A repreensão deve ser pública para que os demais membros da igreja possam aprender com o erro do pecador e evitar cometer o mesmo pecado.
O propósito da repreensão pública é corrigir o pecador, proteger a comunidade e promover a santidade na igreja.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:20
Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo.
O "eu" se refere a Paulo, que está escrevendo a Timóteo.
Os "anjos eleitos" são anjos escolhidos por Deus para cumprir uma missão específica.
"Observar essas instruções sem parcialidade" significa seguir as instruções de forma justa e imparcial, sem favorecer ou discriminar ninguém.
"Favoritismo" é a tendência de mostrar preferência por alguém em detrimento de outros.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:21
Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro.
"Impor as mãos" era um gesto comum na época de Paulo que simbolizava a transmissão de bênçãos ou autoridade espiritual.
Não devemos nos precipitar em impor as mãos sobre ninguém porque isso pode resultar em participação nos pecados da pessoa e comprometer nossa própria pureza.
"Participar dos pecados dos outros" significa se envolver ou ser cúmplice dos pecados de outra pessoa.
Podemos nos manter puros através da busca constante por santidade e da fuga da tentação do pecado.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:22
Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas freqüentes enfermidades.
Paulo está recomendando que Timóteo beba vinho por causa de seus problemas de saúde.
Paulo menciona o estômago e as enfermidades de Timóteo porque o vinho pode ajudar a aliviar problemas digestivos e outras doenças.
O vinho pode ter propriedades medicinais, mas isso não significa que devemos usá-lo como remédio.
"Um pouco de vinho" significa uma quantidade moderada, que não levaria à embriaguez.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:23
Os pecados de alguns são evidentes, mesmo antes de serem submetidos a julgamento; enquanto que os pecados de outros se manifestam posteriormente.
"Os pecados de alguns são evidentes" significa que há pessoas cujos pecados são óbvios e conhecidos publicamente.
"Alguns" podem ser qualquer pessoa que tenha cometido um pecado evidente.
"Mesmo antes de serem submetidos a julgamento" significa que esses pecados são conhecidos antes de qualquer processo legal ou julgamento.
Deus é o juiz final de todos os pecados, mas as autoridades civis e religiosas também podem julgar pecados específicos.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:24
Da mesma forma, as boas obras são evidentes, e as que não o são não podem permanecer ocultas.
As "boas obras" mencionadas neste versículo são as ações justas e virtuosas que uma pessoa realiza em sua vida.
As "boas obras" podem ser identificadas através dos frutos que produzem, como amor, paz, alegria, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole (Gálatas 5:22-23).
As "boas obras" que são evidentes são aquelas que são visíveis para as pessoas ao nosso redor, como ajudar os necessitados, cuidar dos doentes, ser gentil com os outros, ser honesto em nossos negócios, entre outras.
Significa que as "boas obras" são facilmente reconhecidas pelas pessoas ao nosso redor e não podem ser escondidas ou ignoradas.
História e explicação completa do versículo: 1 Timóteo 5:25