1 Timóteo 1:18
Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate,
Significado de 1 Timóteo 1:18
Timóteo era um jovem discípulo de Paulo, que se tornou um líder da igreja em Éfeso.
Paulo está instruindo Timóteo a seguir as profecias que foram proferidas a seu respeito, a fim de que ele possa combater o bom combate.
Timóteo deve seguir essas profecias obedecendo a vontade de Deus e mantendo sua fé em Cristo.
"Combater o bom combate" significa lutar contra as forças do mal e defender a verdade do evangelho.
O objetivo de Timóteo ao combater o bom combate é glorificar a Deus e ajudar a expandir o reino de Cristo.
Ser um bom soldado de Cristo significa estar disposto a sacrificar-se e a lutar por sua fé, seguindo o exemplo de Cristo.
Timóteo pode se preparar para combater o bom combate através da oração, do estudo da Palavra de Deus e da comunhão com outros cristãos.
As armas que Timóteo deve usar para combater o bom combate são a verdade, a justiça, a fé, a salvação e a Palavra de Deus.
Podemos aplicar essa instrução de Paulo em nossas vidas hoje, seguindo as profecias que Deus tem para nós, lutando contra as forças do mal e defendendo a verdade do evangelho, e nos preparando através da oração, do estudo da Palavra e da comunhão com outros cristãos.
Explicação de 1 Timóteo 1:18
1 Timóteo 1:18 é uma carta escrita por Paulo a Timóteo, seu filho na fé. Neste versículo, Paulo instrui Timóteo a seguir as profecias já proferidas a seu respeito e combater o bom combate.
Timóteo era um jovem líder cristão que acompanhava Paulo em suas viagens missionárias. Ele era conhecido por sua fé genuína e por sua dedicação ao evangelho. Paulo o considerava como um filho espiritual e o encorajava a continuar firme na fé.
As profecias mencionadas por Paulo podem se referir a várias passagens bíblicas que falam sobre o ministério de Timóteo. Em 2 Timóteo 1:6, Paulo lembra Timóteo da ocasião em que lhe impôs as mãos e o capacitou para o ministério. Em 1 Timóteo 4:14, Paulo menciona uma profecia que foi dada a Timóteo durante o processo de ordenação.
Ao dizer que Timóteo deve seguir as profecias já proferidas a seu respeito, Paulo está encorajando-o a permanecer fiel ao chamado de Deus em sua vida. Ele está lembrando Timóteo de que Deus tem um propósito específico para ele e que ele deve se esforçar para cumprir esse propósito.
O "bom combate" mencionado por Paulo é uma referência à batalha espiritual que todo cristão enfrenta. Em Efésios 6:12, Paulo escreve que "a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". Timóteo deve estar preparado para enfrentar essa batalha e lutar contra as forças do mal.
Em resumo, Paulo está encorajando Timóteo a permanecer fiel ao chamado de Deus em sua vida e a lutar contra as forças do mal. Ele está lembrando Timóteo de que Deus tem um propósito específico para ele e que ele deve se esforçar para cumprir esse propósito. Como cristãos, também devemos seguir o exemplo de Timóteo e combater o bom combate, permanecendo fiéis ao chamado de Deus em nossas vidas.
Versões
Esta é a admoestação que faço a você, meu filho Timóteo, segundo as profecias que anteriormente foram feitas a seu respeito: que, firmado nelas, você combata o bom combate,
Timóteo, meu filho, eu entrego essa ordem a você. Ela está de acordo com as palavras da profecia , ditas há muito tempo a respeito de você. Que essas palavras sejam as suas armas para que você possa combater bem!