1 Tessalonicenses 4:8
Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.
Significado de 1 Tessalonicenses 4:8
As "coisas" mencionadas neste versículo são os ensinamentos de Deus sobre a santidade e a pureza sexual.
"Rejeitar" essas coisas significa ignorar, desobedecer ou negar esses ensinamentos.
Essas coisas são importantes porque são parte do plano de Deus para a nossa santificação e para a nossa vida em comunhão com Ele.
O "homem" mencionado neste versículo é o mensageiro de Deus que ensina essas coisas.
Ao rejeitar essas coisas, estamos rejeitando a autoridade e a vontade de Deus, que nos deu esses ensinamentos através do seu mensageiro.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, que habita em nós como crentes e nos guia para a verdade e a santidade.
Deus nos dá o Espírito Santo quando nos arrependemos dos nossos pecados e cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor.
O Espírito Santo é quem nos capacita a obedecer e a viver de acordo com as "coisas" mencionadas neste versículo.
Se rejeitarmos o Espírito Santo, estaremos resistindo à sua obra em nós e nos afastando da vontade de Deus.
Podemos aceitar essas coisas e o Espírito Santo através da fé em Jesus Cristo, da obediência aos seus ensinamentos e da dependência do Espírito Santo para vivermos uma vida santa e agradável a Deus.
Explicação de 1 Tessalonicenses 4:8
A Rejeição de Deus Através da Rejeição do Homem
Paulo escreveu aos Tessalonicenses para instruí-los sobre a vontade de Deus para suas vidas. Ele os exortou a se absterem da imoralidade sexual e a viverem uma vida santa e pura. Ele também os encorajou a amar uns aos outros e a trabalhar arduamente para viver em paz com todos. No capítulo 4, Paulo fala sobre a importância da santidade e da pureza sexual. Ele os lembra que Deus os chamou para serem santos e que a vontade de Deus é que eles evitem a imoralidade sexual. Ele também os adverte que aqueles que se envolvem em imoralidade sexual estão rejeitando não apenas a vontade de Deus, mas também a Deus mesmo.
Paulo enfatiza que aqueles que rejeitam a santidade e a pureza sexual não estão apenas rejeitando a vontade de Deus, mas também estão rejeitando a Deus. Ele diz que aqueles que rejeitam estas coisas "não estão rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo". Isso significa que quando alguém se envolve em imoralidade sexual, ele está rejeitando a Deus, que lhe deu o Espírito Santo para ajudá-lo a viver uma vida santa e pura. Aqueles que rejeitam a santidade e a pureza sexual estão, portanto, rejeitando a Deus e sua vontade para suas vidas.
A Bíblia fala muito sobre a importância da santidade e da pureza sexual. Em Levítico 18, Deus dá instruções claras sobre o que é e o que não é permitido sexualmente. Em 1 Coríntios 6, Paulo adverte os crentes em Corinto a se absterem da imoralidade sexual e a honrar a Deus com seus corpos. Em Efésios 5, Paulo fala sobre a importância do amor e da submissão mútua no casamento e adverte os maridos a amarem suas esposas como Cristo amou a igreja.
A rejeição da santidade e da pureza sexual não é apenas um problema na igreja primitiva. É um problema que ainda enfrentamos hoje. A cultura em que vivemos muitas vezes promove a imoralidade sexual e a promiscuidade. No entanto, como cristãos, somos chamados a viver de maneira diferente. Somos chamados a viver uma vida santa e pura, honrando a Deus com nossos corpos e nossas escolhas.
Ao rejeitarmos a santidade e a pureza sexual, estamos rejeitando a Deus e sua vontade para nossas vidas. Estamos dizendo que sabemos melhor do que Deus e que podemos viver nossas vidas de acordo com nossos próprios desejos e vontades. No entanto, a Bíblia nos lembra que Deus nos deu seu Espírito Santo para nos ajudar a viver uma vida santa e pura. Devemos, portanto, buscar a Deus e sua vontade para nossas vidas, confiando no Espírito Santo para nos guiar e nos capacitar a viver de maneira que honre a Deus.
Versões
Portanto, quem rejeita estas coisas não rejeita uma pessoa, mas rejeita Deus, que também dá o seu Espírito Santo a vocês.
Portanto, quem rejeita esse ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo.