1 Tessalonicenses 2:6
Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros.
Significado de 1 Tessalonicenses 2:6
"Reconhecimento humano" se refere à busca por elogios, aprovação ou reconhecimento das pessoas ao nosso redor.
Paulo está enfatizando que eles não estão pregando para agradar as pessoas ou receber elogios, mas sim para agradar a Deus.
A importância de não buscar reconhecimento humano é que isso pode levar à vaidade, orgulho e desvio do propósito de Deus.
Isso significa que os cristãos devem buscar a aprovação de Deus em vez de buscar a aprovação dos outros.
Buscar reconhecimento humano pode levar ao orgulho, enquanto buscar a aprovação de Deus requer humildade.
Os cristãos devem se preocupar com a opinião dos outros, mas não devem fazer disso sua principal motivação.
Podemos aplicar isso em nossas vidas diárias buscando agradar a Deus em vez de buscar a aprovação dos outros.
Receber elogios ou agradecimentos não é errado, desde que não seja nossa principal motivação.
Podemos equilibrar a humildade com a necessidade de reconhecimento lembrando que tudo o que fazemos é para a glória de Deus.
Podemos discernir quando estamos buscando reconhecimento humano versus buscando a aprovação de Deus examinando nossas motivações e objetivos.
Explicação de 1 Tessalonicenses 2:6
A importância de não buscar reconhecimento humano
Paulo, um dos principais apóstolos de Jesus Cristo, escreveu diversas cartas para as comunidades cristãs que se formaram após a morte e ressurreição de Jesus. Em uma dessas cartas, endereçada aos habitantes de Tessalônica, ele fala sobre a importância de não buscar reconhecimento humano.
No capítulo 2 da primeira carta aos Tessalonicenses, Paulo relembra como ele e seus companheiros de missão pregaram o evangelho na cidade, sem buscar fama ou glória. Ele afirma que não usaram palavras lisonjeiras ou pretextos para ganhar dinheiro, mas sim pregaram a palavra de Deus com sinceridade e amor.
Paulo também destaca que não buscou reconhecimento humano, nem dos tessalonicenses nem de outras pessoas. Ele explica que o objetivo da pregação não era agradar aos homens, mas agradar a Deus, que examina os corações.
Essa ideia de não buscar reconhecimento humano é recorrente na Bíblia. Em Provérbios 29:25, por exemplo, está escrito: "O medo do homem é uma armadilha, mas quem confia no Senhor está seguro". Já em Colossenses 3:23-24, lemos: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo".
Voltando à carta aos Tessalonicenses, Paulo explica que, como apóstolos de Cristo, eles poderiam ter exigido honra e respeito dos tessalonicenses, mas escolheram não fazê-lo. Pelo contrário, eles foram gentis e carinhosos, como uma mãe que cuida de seus filhos.
Essa atitude de humildade e amor é um exemplo para todos os cristãos. Em Filipenses 2:3-4, Paulo escreve: "Não façam nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros".
Ao final do capítulo 2 de 1 Tessalonicenses, Paulo reafirma que não buscou reconhecimento humano, mas sim agradar a Deus, que os chamou para pregar o evangelho. Ele espera que os tessalonicenses continuem firmes na fé, seguindo o exemplo dos apóstolos e de Cristo.
Em resumo, a referência bíblica 1 Tessalonicenses 2:6 fala sobre a importância de não buscar reconhecimento humano na pregação do evangelho. Paulo destaca que o objetivo deve ser agradar a Deus, não aos homens, e que a humildade e o amor são fundamentais nessa missão. Essa mensagem é reforçada em outras passagens bíblicas, como Provérbios 29:25 e Colossenses 3:23-24.
Versões
Também jamais andamos buscando elogios das pessoas, nem de vocês, nem de outros.
Nunca procuramos elogios de ninguém, nem de vocês nem de outros.