1 Tessalonicenses 2:14
Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia. Vocês sofreram da parte dos seus próprios conterrâneos as mesmas coisas que aquelas igrejas sofreram da parte dos judeus,
Significado de 1 Tessalonicenses 2:14
Os irmãos mencionados neste versículo são os cristãos em Tessalônica.
Significa que os tessalonicenses seguiram o exemplo das igrejas da Judéia em sua fé em Cristo Jesus.
A Judéia era uma região da Palestina, onde Jerusalém estava localizada.
Os conterrâneos dos tessalonicenses eram os habitantes da cidade de Tessalônica.
As igrejas da Judéia foram perseguidas pelos judeus por causa de sua fé em Jesus Cristo.
Os tessalonicenses foram perseguidos por seus próprios conterrâneos por causa de sua fé em Jesus Cristo.
Os tessalonicenses foram perseguidos por causa de sua fé em Jesus Cristo, que ia contra as crenças e tradições da cultura em que viviam.
Os tessalonicenses lidaram com a perseguição permanecendo firmes em sua fé e perseverando em sua devoção a Cristo.
A mensagem central deste versículo é que a perseguição é uma parte inevitável da vida cristã, mas os cristãos podem encontrar conforto e encorajamento ao seguir o exemplo de outras igrejas que enfrentaram perseguição e permaneceram fiéis a Cristo.
Podemos aplicar esta mensagem em nossas vidas hoje, lembrando que a perseguição ainda é uma realidade para muitos cristãos em todo o mundo e que devemos permanecer firmes em nossa fé, mesmo quando enfrentamos oposição e perseguição.
Explicação de 1 Tessalonicenses 2:14
A perseguição aos cristãos em Tessalônica
Em sua primeira carta aos tessalonicenses, o apóstolo Paulo escreveu sobre a perseguição que os cristãos da cidade estavam sofrendo. Ele mencionou que os irmãos em Cristo haviam se tornado imitadores das igrejas da Judéia, que também haviam sofrido perseguição dos judeus.
Paulo explicou que os tessalonicenses haviam sido perseguidos pelos seus próprios conterrâneos, assim como as igrejas da Judéia haviam sido perseguidas pelos judeus. Isso mostra que a perseguição aos cristãos não era algo novo na história da igreja.
Na verdade, a Bíblia está repleta de histórias de perseguição aos seguidores de Deus. No livro de Atos dos Apóstolos, por exemplo, vemos como Paulo, antes de se converter ao cristianismo, perseguia os cristãos. Ele foi responsável pela morte de Estêvão, um dos primeiros diáconos da igreja.
Mas depois de sua conversão, Paulo passou a ser perseguido pelos seus antigos companheiros judeus. Ele foi preso diversas vezes e sofreu muitos maus tratos por causa da sua fé em Jesus Cristo.
Os tessalonicenses também estavam enfrentando essa mesma situação. Eles haviam se convertido ao cristianismo, abandonando os seus antigos deuses e costumes pagãos. Isso gerou uma grande hostilidade por parte dos seus conterrâneos, que viam os cristãos como uma ameaça à sua cultura e tradições.
Mas apesar da perseguição, os tessalonicenses permaneceram firmes na sua fé. Eles se tornaram imitadores das igrejas da Judéia, que haviam suportado as mesmas dificuldades. Eles se encorajavam mutuamente e perseveravam na oração e no estudo das Escrituras.
Paulo os exortou a continuar nesse caminho, lembrando que a perseguição era uma prova da autenticidade da sua fé. Ele escreveu: "Porque, na verdade, quando estávamos convosco, vos preveníamos de que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis" (1 Tessalonicenses 3:4).
Essa passagem nos ensina que a perseguição faz parte da vida cristã. Mas também nos mostra que podemos suportá-la com a ajuda de Deus e da comunidade de fé. Assim como os tessalonicenses, podemos nos tornar imitadores das igrejas que nos precederam, perseverando na fé mesmo diante das dificuldades.
Versões
Tanto é assim, irmãos, que vocês se tornaram imitadores das igrejas de Deus que se encontram na Judeia e que estão em Cristo Jesus; porque também vocês sofreram, da parte de seus patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus,
Meus irmãos, o que aconteceu com vocês já havia acontecido também com as igrejas de Deus na Judeia, com o povo dali que pertence a Cristo Jesus. Vocês foram perseguidos pelos seus próprios patrícios do mesmo modo que os cristãos da Judeia foram perseguidos pelos judeus.