1 Tessalonicenses 1:9
pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,
Significado de 1 Tessalonicenses 1:9
"Eles" se referem a Paulo, Silvano e Timóteo, que pregaram o evangelho em Tessalônica e testemunharam a conversão dos tessalonicenses.
Deixar os ídolos é uma parte importante da conversão, pois significa abandonar práticas e crenças que não estão de acordo com a vontade de Deus e se voltar para Ele de todo o coração.
Os tessalonicenses se voltaram para Deus ao ouvir a mensagem do evangelho pregada por Paulo, Silvano e Timóteo e ao receber o Espírito Santo.
"Servir ao Deus vivo e verdadeiro" significa viver de acordo com a vontade de Deus e seguir Seus mandamentos.
Os ídolos que os tessalonicenses deixaram eram provavelmente estátuas e outros objetos de adoração que representavam deuses pagãos.
Os tessalonicenses adoravam ídolos porque essa era a prática religiosa comum em sua cultura e sociedade.
A conversão dos tessalonicenses afetou sua comunidade ao mudar sua forma de adoração e sua perspectiva sobre a vida e a morte.
A conversão dos tessalonicenses fortaleceu sua relação com outros cristãos e os uniu em torno de sua fé em Deus.
A conversão dos tessalonicenses afetou sua vida diária ao mudar sua forma de pensar e agir e ao lhes dar uma nova perspectiva sobre a vida.
A conversão dos tessalonicenses pode nos inspirar hoje a deixar nossos próprios ídolos e nos voltar para Deus de todo o coração, seguindo Seus mandamentos e vivendo de acordo com Sua vontade.
Explicação de 1 Tessalonicenses 1:9
A Transformação de uma Comunidade Pagã em Tessalônica
Em sua primeira carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo relata a transformação da comunidade pagã em Tessalônica. Ele escreve sobre como os tessalonicenses se voltaram para Deus e abandonaram seus ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro. Essa transformação foi tão significativa que se tornou conhecida em toda a região.
Paulo e seus companheiros de missão, Silas e Timóteo, chegaram em Tessalônica após terem sido perseguidos em Filipos. Eles pregaram o evangelho na sinagoga local e muitos judeus e gregos se converteram ao cristianismo. No entanto, alguns judeus ficaram com ciúmes e começaram a causar problemas. Eles reuniram uma multidão e começaram a atacar a casa onde Paulo e seus companheiros estavam hospedados.
Diante dessa situação, os cristãos de Tessalônica enviaram Paulo e seus companheiros para Bereia, onde eles continuaram a pregar o evangelho. No entanto, a transformação que havia ocorrido em Tessalônica não passou despercebida. Paulo escreveu: "Pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro" (1 Tessalonicenses 1:9).
Essa transformação foi tão significativa que Paulo a descreveu como uma mudança de vida. Ele escreveu: "Pois, partindo de vós, não somente soou a palavra do Senhor na Macedônia e na Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé em Deus, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma" (1 Tessalonicenses 1:8).
Essa transformação não foi apenas um evento isolado. Ela faz parte de um padrão que se repete ao longo da história bíblica. Deus sempre esteve interessado em transformar as pessoas e as comunidades. Ele fez isso com os israelitas quando os libertou da escravidão no Egito. Ele fez isso com os apóstolos quando os transformou de pescadores em pregadores do evangelho. E ele continua a fazer isso hoje em dia, transformando vidas e comunidades em todo o mundo.
A transformação em Tessalônica foi um exemplo poderoso do poder transformador do evangelho. Os tessalonicenses deixaram para trás seus ídolos e se voltaram para o Deus vivo e verdadeiro. Eles se tornaram uma comunidade de fé vibrante que impactou toda a região. Essa transformação foi tão significativa que Paulo a descreveu como um exemplo para todos os cristãos: "Porque, partindo de vós, propagou-se a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma" (1 Tessalonicenses 1:8).
A história da transformação em Tessalônica é um lembrete poderoso de que Deus ainda está no negócio de transformar vidas e comunidades. Quando nos voltamos para ele e abandonamos nossos ídolos, ele pode nos transformar de maneiras que nunca poderíamos imaginar.
Versões
Porque, no que se refere a nós, as pessoas desses lugares falam sobre como foi a nossa chegada no meio de vocês e como, deixando os ídolos, vocês se converteram a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro
Todas as pessoas desses lugares falam da nossa visita a vocês e contam como vocês nos receberam bem e como vocês deixaram os ídolos para seguir e servir ao Deus vivo e verdadeiro.