1 Samuel 8:14
Tomará de vocês o melhor das plantações, das vinhas e dos olivais, e o dará aos criados dele.
Significado de 1 Samuel 8:14
O "ele" mencionado na passagem refere-se ao rei que o povo de Israel pediu a Deus.
Ele tomará o melhor das plantações, vinhas e olivais para usá-los para seus próprios fins e para enriquecer a si mesmo e seus criados.
Os "criados dele" são aqueles que trabalham para o rei e recebem benefícios e recompensas por seu serviço.
Deus permitiria isso como uma consequência da escolha do povo de Israel de ter um rei humano em vez de confiar em Deus como seu governante.
O contexto histórico dessa passagem é a transição de Israel de um sistema de juízes para um sistema de reis.
Isso se relaciona com a história de Israel porque mostra as consequências de escolher um rei humano em vez de confiar em Deus como governante.
A mensagem principal dessa passagem é que confiar em um líder humano em vez de em Deus pode ter consequências negativas.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje lembrando-nos de confiar em Deus como nosso governante e não colocar nossa confiança em líderes humanos que podem nos decepcionar.
Explicação de 1 Samuel 8:14
O versículo 1 Samuel 8:14 faz parte de um diálogo entre Samuel, o último juiz de Israel, e os anciãos do povo que pediam um rei para governá-los. Samuel alertou-os sobre as consequências de ter um rei humano, que tomaria o melhor das plantações, das vinhas e dos olivais para dar aos seus criados.
O povo de Israel estava cansado de ser governado por juízes e queria um rei como as outras nações. Samuel, por sua vez, alertou-os sobre as consequências de ter um rei humano, que tomaria o melhor das plantações, das vinhas e dos olivais para dar aos seus criados. Isso significaria que o povo seria explorado e teria que trabalhar mais para sustentar o rei e seus servos.
Apesar do aviso de Samuel, o povo insistiu em ter um rei e Saul foi escolhido para governar. Como previsto, Saul tomou o melhor das plantações, das vinhas e dos olivais para si e para seus servos, o que levou a conflitos e descontentamento entre o povo.
Essa passagem bíblica serve como um alerta para as consequências de colocar nossa confiança em líderes humanos em vez de confiar em Deus. Também nos lembra da importância de sermos justos e não explorarmos os outros em busca de nosso próprio ganho.
Em resumo, o versículo 1 Samuel 8:14 nos ensina sobre as consequências de colocar nossa confiança em líderes humanos e sobre a importância de sermos justos e não explorarmos os outros em busca de nosso próprio ganho.
Versões
Tomará de vocês o melhor das lavouras, das vinhas e dos olivais e o dará aos seus servidores.
Ele tomará de vocês os melhores campos, plantações de uvas, bosques de oliveiras e dará tudo aos seus funcionários.