1 Samuel 6:9

9

e fiquem observando. Se ela for para seu próprio território, na direção de Bete-Semes, então foi o Senhor quem trouxe essa grande desgraça sobre nós. Mas, se ela não for, então saberemos que não foi a sua mão que nos atingiu e que isso aconteceu conosco por acaso".

Significado do Versículo

"Ela" se refere à arca da aliança.

A arca estava sendo transportada pelos filisteus, que a haviam capturado dos israelitas.

Bete-Semes era uma cidade israelita próxima à fronteira com os filisteus.

Eles estavam observando a arca para ver para onde ela iria.

"Essa grande desgraça" se refere a uma série de pragas que haviam atingido os filisteus desde que eles capturaram a arca.

"Nós" se refere aos filisteus.

Eles achavam que a arca poderia ter causado a desgraça porque acreditavam que ela continha o poder de Deus.

Eles achavam que a arca poderia ir para Bete-Semes porque era uma cidade israelita próxima à fronteira com os filisteus.

Se a arca fosse para Bete-Semes, os filisteus entenderiam que era a mão de Deus que estava por trás das pragas que os atingiam.

Se a arca fosse para Bete-Semes, eles entenderiam que a desgraça foi causada pela mão de Deus. Se a arca não fosse para Bete-Semes, eles entenderiam que a desgraça foi causada por acaso.

Explicação de 1 Samuel 6:9

O versículo 1 Samuel 6:9 fala sobre a decisão de um grupo de pessoas de testar se a desgraça que havia caído sobre eles era obra de Deus ou apenas uma coincidência. Eles decidiram colocar uma arca sagrada em um carro de bois e deixá-lo seguir seu próprio caminho. Se o carro seguisse em direção a Bete-Semes, eles entenderiam que a desgraça era obra de Deus. Caso contrário, entenderiam que era apenas uma coincidência.

A arca sagrada era um objeto muito importante para os israelitas, pois continha as tábuas com os Dez Mandamentos que Moisés recebeu no Monte Sinai. Ela era considerada a presença de Deus entre o povo e era guardada no Santo dos Santos do Templo em Jerusalém.

A história por trás desse versículo começa quando os filisteus capturam a arca sagrada durante uma batalha contra os israelitas. Eles a levam para a cidade de Asdode, mas logo percebem que ela traz desgraça para a cidade. Então eles decidem enviá-la de volta para Israel, mas não sem antes fazerem uma oferta a Deus para tentar aplacar sua ira.

É nesse contexto que os israelitas decidem testar se a desgraça que havia caído sobre eles era obra de Deus ou não. Eles queriam ter certeza de que estavam fazendo a vontade de Deus e não queriam correr o risco de desobedecê-lo.

A história nos ensina sobre a importância de buscar a vontade de Deus em todas as coisas e de confiar em sua sabedoria e justiça. Mesmo quando as coisas parecem estar dando errado, podemos confiar que Deus está no controle e que tudo acontece por uma razão.

Versões

9

Fiquem observando: se ele subir pelo caminho de Bete-Semes, que leva a seu território, então foi o Deus de Israel que nos fez este grande mal. Mas, se não, saberemos que não foi a sua mão que nos atingiu, e que isso nos aconteceu por acaso.

9

E prestem atenção. Se a carroça for na direção da cidade de Bete-Semes, isso quer dizer que foi o Deus dos israelitas que nos mandou este grande mal. Mas, se isso não acontecer, então quer dizer que não foi ele quem mandou esta praga, e sim que ela veio por acaso.