1 Samuel 3:8
O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Então Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino
Significado de 1 Samuel 3:8
Samuel era um menino que foi entregue por sua mãe, Ana, ao sacerdote Eli para ser criado no templo.
Deus estava chamando Samuel para ser um profeta e líder do povo de Israel.
Samuel não reconheceu a voz de Deus porque ainda não tinha experiência em ouvir a voz de Deus.
Eli não percebeu que era Deus quem estava chamando Samuel porque sua visão estava fraca e ele não estava esperando que Deus falasse diretamente com Samuel.
Deus chamou Samuel três vezes para enfatizar a importância do chamado e para que Samuel soubesse que era realmente Deus quem estava falando com ele.
O chamado de Samuel mostra que Deus escolhe e chama pessoas para cumprir sua vontade e propósito.
Depois que Eli percebeu que era Deus quem estava chamando Samuel, ele instruiu Samuel a responder a Deus e a ouvir o que ele tinha a dizer.
A resposta de Samuel foi "Fala, Senhor, que teu servo ouve".
O chamado de Samuel é um exemplo de como Deus escolhe e chama pessoas para serem seus servos e líderes.
A mensagem espiritual que podemos tirar dessa passagem é que Deus ainda chama pessoas hoje em dia para cumprir sua vontade e propósito, e que devemos estar dispostos a ouvir e responder ao seu chamado.
Explicação de 1 Samuel 3:8
O versículo 1 Samuel 3:8 conta a história de Samuel, um menino que vivia no templo com o sacerdote Eli. Naquela época, a palavra do Senhor era rara e as visões eram pouco frequentes. Certa noite, enquanto Samuel dormia, o Senhor o chamou. Samuel correu para Eli, pensando que o sacerdote o havia chamado, mas Eli disse que não havia chamado o menino e mandou-o voltar para a cama. Isso aconteceu duas vezes mais, até que Eli percebeu que era o Senhor quem estava chamando Samuel.
Samuel era um menino especial, escolhido por Deus para ser um profeta. Ele não sabia disso na época, mas o Senhor estava se comunicando com ele desde cedo. No entanto, Samuel não reconheceu a voz de Deus e precisou da ajuda de Eli para entender o que estava acontecendo.
Eli era um sacerdote idoso e experiente, que serviu ao Senhor por muitos anos. Ele era um homem de fé e sabia que Deus poderia falar com as pessoas de maneiras diferentes. Quando Eli percebeu que o Senhor estava chamando Samuel, ele ensinou o menino a responder ao chamado de Deus.
A história de Samuel e Eli nos ensina sobre a importância de ouvir a voz de Deus e estar aberto para a sua orientação. Às vezes, podemos não reconhecer a voz de Deus ou confundir com outras coisas. É importante ter pessoas sábias e experientes em nossas vidas, como Eli foi para Samuel, para nos ajudar a discernir a voz de Deus e seguir o seu caminho.
Versões
E o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: — Eis-me aqui, pois você me chamou. Então Eli entendeu que era o Senhor quem chamava o menino.
Aí o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o Senhor quem estava chamando o menino