1 Samuel 20:7

7

Se ele disser: ‘Está bem’, então seu servo estará seguro. Se ele, porém, ficar muito irado, você pode estar certo de que está decidido a me fazer mal.

Significado do Versículo

O personagem que está falando é Jônatas, filho do rei Saul.

O "ele" mencionado no versículo é o próprio rei Saul.

Jônatas está fazendo um pacto com Davi, que está fugindo da ira de Saul.

O servo mencionado no versículo é Davi.

"Estar seguro" significa que Davi pode voltar a se aproximar do rei Saul sem correr risco de ser morto.

Davi é visto como uma ameaça pelo rei Saul, que quer matá-lo.

O "me" mencionado no versículo é Davi.

"Ficar muito irado" significa que o rei Saul não está disposto a perdoar Davi e que está determinado a matá-lo.

"Decidido a me fazer mal" significa que o rei Saul está planejando matar Davi.

Esse versículo é importante porque mostra a lealdade de Jônatas a Davi e a tensão entre Davi e Saul, que culminará na batalha de Gilboa.

Explicação de 1 Samuel 20:7

O versículo 1 Samuel 20:7 é uma parte da história de Davi e Jônatas, filho do rei Saul. Jônatas era um grande amigo de Davi e, quando seu pai começou a persegui-lo, Jônatas fez um acordo com Davi para avisá-lo se seu pai planejasse matá-lo.

Nessa passagem, Jônatas pede a Davi que faça um juramento de amizade, prometendo que, se algo acontecesse com ele, Davi cuidaria de sua família. Davi concorda e Jônatas diz: "Se ele disser: ‘Está bem’, então seu servo estará seguro. Se ele, porém, ficar muito irado, você pode estar certo de que está decidido a me fazer mal."

Jônatas estava se referindo ao fato de que seu pai poderia ficar com ciúmes da amizade entre ele e Davi e tentar matá-lo. Se Saul ficasse calmo e não demonstrasse raiva, significaria que ele não tinha más intenções em relação a Davi. Mas se Saul ficasse com raiva, significaria que ele estava planejando algo ruim.

Essa passagem mostra a lealdade e a confiança entre Davi e Jônatas, e como eles estavam dispostos a arriscar suas próprias vidas para proteger um ao outro. Também destaca a importância de prestar atenção aos sinais e às intenções das pessoas ao nosso redor.

No final, Davi e Jônatas mantiveram sua amizade até a morte de Jônatas na batalha contra os filisteus. Davi lamentou profundamente a perda de seu amigo e escreveu um poema em sua homenagem, que está registrado em 2 Samuel 1:17-27.

Versões

7

Se ele disser: "Está bem", então este seu servo terá paz. Porém, se ficar com muita raiva, saiba que ele já decidiu me fazer mal.

7

Se ele disser: “Está bem”, eu estarei salvo. Mas, se ele ficar com raiva, então você ficará sabendo que ele está com más intenções.