1 Samuel 20:13

13

E, se meu pai quiser fazer-lhe mal, que o Senhor me castigue com todo rigor, se eu não lhe informar e não deixá-lo ir em segurança. O Senhor esteja com você assim como esteve com meu pai.

1 Samuel 20:13

Significado de 1 Samuel 20:13

A frase foi dita por Jônatas, filho do rei Saul.

O pai mencionado na frase é o próprio rei Saul.

Saul queria fazer mal a Davi, que era um dos servos do rei e tinha se tornado um rival político.

O destinatário da frase é Davi.

Davi estava em perigo porque Saul queria matá-lo.

A frase significa que Jônatas está disposto a sofrer as consequências se não cumprir sua promessa de proteger Davi.

Jônatas pede para que o Senhor o castigue porque ele sabe que é errado não proteger Davi.

A frase significa que Jônatas deseja que Deus esteja com Davi e o proteja, assim como protegeu seu pai Saul.

O pai mencionado na segunda parte da frase é Saul.

O contexto histórico é a disputa pelo trono de Israel entre Saul e Davi. Jônatas era amigo de Davi e tentava protegê-lo do pai.

Explicação de 1 Samuel 20:13

1 Samuel 20:13 é um versículo que faz parte da história de Davi e Jônatas, filho do rei Saul. Jônatas era um amigo próximo de Davi, apesar de seu pai, o rei Saul, ter ciúmes e inveja do jovem guerreiro. Nesse versículo, Jônatas promete a Davi que, se seu pai quiser fazer-lhe mal, ele o informará e o deixará ir em segurança, pedindo que o Senhor o castigue com todo rigor caso não cumpra sua promessa.

A história de Davi e Jônatas é uma das mais belas e emocionantes da Bíblia. Davi foi ungido por Samuel como futuro rei de Israel, o que despertou a ira e a inveja de Saul, que tentou matá-lo diversas vezes. Jônatas, por sua vez, era um amigo fiel de Davi, que o ajudou a escapar da ira de seu pai em diversas ocasiões.

Nesse contexto, o versículo 1 Samuel 20:13 mostra a lealdade e a coragem de Jônatas, que está disposto a enfrentar a ira de seu pai para proteger seu amigo. Ele pede a Davi que confie nele e que não tema, pois o Senhor estará com ele assim como esteve com seu pai.

Essa atitude de Jônatas é um exemplo de amizade verdadeira e de fidelidade a Deus. Ele está disposto a arriscar sua vida para proteger Davi e para cumprir a vontade de Deus, mesmo que isso signifique desobedecer a seu pai.

A história de Davi e Jônatas é uma lição de amor, amizade e confiança em Deus. Ela nos ensina que, mesmo em meio às dificuldades e perseguições, podemos contar com a ajuda e a proteção de Deus, e que devemos ser fiéis a Ele e aos nossos amigos, mesmo que isso signifique enfrentar obstáculos e desafios.

No final das contas, o versículo 1 Samuel 20:13 é uma expressão da confiança de Jônatas em Deus e em seu amigo Davi, e um exemplo de como devemos ser leais e corajosos em nossa vida cristã.

Versões

Bíblia NAA
13

Mas, se meu pai quiser fazer mal a você, que o Senhor faça com Jônatas o que bem quiser, se eu não o avisar disso e não o deixar ir embora, para que você siga em paz. E que o Senhor esteja com você, como tem estado com o meu pai.

Bíblia NTLH
13

Mas, se ele tiver a intenção de fazer alguma coisa contra você, que o Senhor Deus me mate se eu não enviar uma mensagem a você e não deixá-lo ir embora são e salvo! Que o Senhor esteja com você, assim como esteve com o meu pai!