1 Samuel 2:8

8

Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.

1 Samuel 2:8

Significado de 1 Samuel 2:8

O "ele" se refere a Deus.

Significa ajudar os necessitados e os pobres a saírem de sua situação difícil.

Os "príncipes" podem se referir a líderes ou pessoas importantes na sociedade.

Significa dar a essas pessoas um lugar de destaque e respeito.

Os "alicerces da terra" se referem à base ou fundação do mundo.

Deus estabeleceu o mundo sobre esses alicerces através de sua criação e providência.

A passagem é parte do cântico de Ana, mãe de Samuel, após ela ter dado à luz seu filho.

A mensagem principal é que Deus é o responsável por levantar os necessitados e dar-lhes um lugar de honra.

Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a justiça e a misericórdia de Deus para com os pobres e necessitados.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, ajudando os necessitados e dando-lhes um lugar de honra e respeito. Também podemos confiar em Deus como nosso provedor e protetor.

Explicação de 1 Samuel 2:8

O versículo 1 Samuel 2:8 é uma passagem bíblica que fala sobre a justiça divina e o cuidado que Deus tem pelos necessitados. A citação "Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo" é uma referência à bondade e misericórdia de Deus para com aqueles que sofrem.

Na Bíblia, há diversas passagens que falam sobre a preocupação de Deus com os pobres e necessitados. Em Isaías 61:1, por exemplo, é dito que o Senhor "enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados". Já em Lucas 4:18, Jesus cita essa mesma passagem de Isaías para falar sobre a sua missão na terra.

A citação de 1 Samuel 2:8 pode ser interpretada como uma promessa de que Deus irá levantar aqueles que estão em situação de pobreza e necessidade, dando-lhes um lugar de honra e dignidade. Essa promessa é reforçada em outras passagens bíblicas, como em Provérbios 14:31, que diz: "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra a Deus".

Além disso, a segunda parte do versículo - "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo" - pode ser interpretada como uma afirmação da soberania e poder de Deus sobre toda a criação. Essa ideia é reforçada em outras passagens bíblicas, como em Salmos 24:1, que diz: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam".

Em resumo, a citação de 1 Samuel 2:8 fala sobre a justiça divina e o cuidado que Deus tem pelos necessitados. Ela promete que Deus irá levantar aqueles que estão em situação de pobreza e necessidade, dando-lhes um lugar de honra e dignidade. Além disso, a passagem reforça a ideia da soberania e poder de Deus sobre toda a criação.

Versões

Bíblia NAA
8

Levanta o pobre do pó e tira o necessitado do monte de lixo, para o fazer assentar ao lado de príncipes, para o fazer herdar o trono de glória. Porque do Senhor são as colunas da terra, e ele firmou o mundo sobre elas.

Bíblia NTLH
8

Deus levanta os pobres do pó e tira da miséria os necessitados. Ele faz com que os pobres sejam companheiros dos príncipes e os põe em lugares de honra. Os alicerces da terra são de Deus, o Senhor ; ele construiu o mundo sobre eles.