1 Samuel 2:22

22

Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro.

1 Samuel 2:22

Significado de 1 Samuel 2:22

Eli era o sumo sacerdote de Israel.

Os filhos de Eli eram Hofni e Fineias.

Os filhos de Eli estavam pecando contra Deus e contra o povo de Israel.

"Se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro" significa que eles estavam tendo relações sexuais com as mulheres que trabalhavam no templo.

Eli não impediu seus filhos de fazerem isso porque ele era um pai negligente e não disciplinava seus filhos.

Os filhos de Eli foram mortos em batalha e a linhagem sacerdotal de Eli foi amaldiçoada.

O contexto histórico dessa passagem é o período dos juízes em Israel, quando o povo estava em constante desobediência a Deus.

A mensagem que essa passagem quer transmitir é a importância da disciplina e da obediência a Deus.

Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a importância da disciplina e da obediência a Deus, como Provérbios 13:24 e Hebreus 12:5-11.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje lembrando que a disciplina e a obediência a Deus são fundamentais para uma vida cristã saudável e abençoada.

Explicação de 1 Samuel 2:22

O versículo 1 Samuel 2:22 relata a história de Eli, um sacerdote idoso, que ficou sabendo das más condutas de seus filhos, Hofni e Fineias. Segundo a Bíblia, eles se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro, o que era uma grave transgressão aos mandamentos divinos.

Eli era um líder religioso respeitado em Israel, mas seus filhos não seguiam seus passos. Eles eram conhecidos por serem corruptos e desrespeitosos, chegando a roubar a oferta do povo e desonrar o sacrifício do Senhor (1 Samuel 2:12-17). Apesar de Eli ter repreendido seus filhos, eles não mudaram de comportamento.

A citação em questão mostra a gravidade da situação, pois a Tenda do Encontro era um lugar sagrado, onde somente os sacerdotes podiam entrar. Além disso, as mulheres que serviam ali eram consagradas ao Senhor e não deveriam ser desonradas.

A atitude de Hofni e Fineias era uma afronta à santidade de Deus e à autoridade de seu pai. Eli não podia permitir que seus filhos continuassem a desonrar o Senhor e a manchar o seu próprio nome. Infelizmente, a história mostra que Eli não tomou medidas mais drásticas para corrigir seus filhos, o que acabou levando à sua própria queda e à morte de seus filhos (1 Samuel 4:10-18).

Essa história nos ensina sobre a importância da disciplina e da correção na vida dos filhos. Como pais, devemos ensinar nossos filhos a temer a Deus e a obedecer aos seus mandamentos. Se eles se desviarem do caminho correto, devemos corrigi-los com amor e firmeza, para que possam voltar ao caminho da justiça.

Versões

Bíblia NAA
22

Eli já era muito velho e ouvia tudo o que os seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda do encontro.

Bíblia NTLH
22

Eli já estava muito velho. Ele ouvia falar de tudo o que os seus filhos faziam aos israelitas e também que eles estavam tendo relações com as mulheres que trabalhavam na entrada da Tenda Sagrada .