1 Samuel 2:17
O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor.
Significado de 1 Samuel 2:17
Os jovens mencionados eram os filhos do sacerdote Eli.
A oferta do Senhor era a oferta de carne que as pessoas traziam para ser queimada no altar como um sacrifício a Deus.
O pecado dos jovens era considerado tão grande porque eles estavam roubando a carne das ofertas antes que ela fosse queimada no altar e também estavam se deitando com as mulheres que serviam no tabernáculo.
As consequências do pecado dos jovens incluíram a ira de Deus e a punição dos sacerdotes.
Deus reagiu ao pecado dos jovens com ira e julgamento.
O papel dos sacerdotes era oferecer as ofertas do povo a Deus.
Os jovens estavam tratando a oferta com desprezo porque estavam roubando a carne das ofertas e se deitando com as mulheres que serviam no tabernáculo.
A atitude dos jovens afetava a adoração a Deus porque eles estavam profanando as ofertas sagradas e o tabernáculo.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos da importância da santidade e da reverência a Deus em nossa adoração.
Podemos aprender sobre a santidade de Deus a partir desse versículo, entendendo que Ele leva a sério a adoração e que não tolera a profanação de coisas sagradas.
Explicação de 1 Samuel 2:17
O versículo 1 Samuel 2:17 fala sobre o pecado de dois jovens que estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor. Esses jovens eram filhos de Eli, o sumo sacerdote de Israel na época. A Bíblia relata que eles estavam se apropriando das ofertas que eram destinadas ao Senhor e as consumindo de forma errada.
A oferta era uma prática importante na religião judaica, pois representava a dedicação e a gratidão do povo a Deus. Ela era oferecida como um sacrifício para expiar os pecados e para agradecer as bênçãos recebidas. Por isso, o comportamento dos filhos de Eli era considerado uma grande ofensa aos olhos de Deus.
A história de Eli e seus filhos é um exemplo de como a corrupção e a falta de respeito pelas coisas sagradas podem levar à destruição. Eli, como líder religioso, deveria ter sido mais rigoroso com seus filhos e ter impedido que eles cometessem esses pecados. No entanto, ele falhou em sua responsabilidade e acabou sofrendo as consequências disso.
Esse versículo nos ensina sobre a importância de respeitar as coisas sagradas e de sermos responsáveis em nossas ações. Devemos sempre honrar a Deus e sermos fiéis em nossos compromissos com Ele. Caso contrário, podemos acabar nos afastando de Sua presença e sofrendo as consequências de nossas escolhas.
Versões
Era, pois, muito grave o pecado desses moços diante do Senhor , porque eles desprezavam a oferta do Senhor .
Assim os filhos de Eli tratavam com muito desprezo as ofertas trazidas a Deus, o Senhor . E para o Senhor o pecado desses moços era muito grave.