1 Samuel 17:13
Os três filhos mais velhos de Jessé tinham ido para a guerra com Saul: Eliabe, o mais velho, Abinadabe, o segundo e Samá, o terceiro.
Significado de 1 Samuel 17:13
Jessé era o pai de Davi, que se tornaria o rei de Israel.
Saul era o rei de Israel na época em que esta história ocorreu.
A guerra em que os filhos de Jessé estavam lutando não é especificada neste versículo.
Jessé tinha oito filhos.
A ordem de idade dos filhos de Jessé era Eliabe, Abinadabe, Samá, Natã, Radai, Ozém, Davi e seu irmão mais novo, que não é nomeado.
Não se sabe ao certo por que apenas os três filhos mais velhos foram para a guerra, mas é possível que eles fossem os mais aptos para lutar.
Os filhos de Jessé provavelmente eram soldados na guerra e lutavam ao lado de Saul.
Eliabe era o filho mais velho de Jessé e foi rejeitado por Deus como o futuro rei de Israel em favor de Davi.
Abinadabe era o segundo filho de Jessé e não é mencionado em outras partes da Bíblia.
Samá era o terceiro filho de Jessé e também não é mencionado em outras partes da Bíblia.
Explicação de 1 Samuel 17:13
1 Samuel 17:13 é um versículo que faz parte da história de Davi e Golias. Neste trecho, é mencionado que os três filhos mais velhos de Jessé foram para a guerra com Saul. Eliabe, o mais velho, Abinadabe, o segundo e Samá, o terceiro.
Eliabe é mencionado em outras passagens bíblicas como um dos filhos de Jessé (1 Samuel 16:6-7) e também como um dos irmãos de Davi (1 Samuel 17:28). Abinadabe também é mencionado em outras passagens como um dos filhos de Jessé (1 Samuel 16:8) e como um dos irmãos de Davi (1 Samuel 16:13). Já Samá é mencionado apenas neste versículo.
Acredita-se que Jessé tenha tido oito filhos no total (1 Samuel 16:10-11), mas apenas os três mais velhos foram para a guerra com Saul. É possível que Jessé tenha mantido os outros filhos em casa para cuidar das tarefas domésticas ou para protegê-los da guerra.
A escolha de Eliabe, Abinadabe e Samá para ir à guerra pode ter sido baseada em sua idade e habilidades de combate. Como eram os filhos mais velhos, é provável que tivessem mais experiência em batalhas e fossem considerados mais aptos para lutar.
No entanto, a história de Davi e Golias mostra que a escolha de Deus para liderar Israel na batalha não foi baseada em idade ou habilidades de combate. Davi, o filho mais novo de Jessé, foi escolhido por Deus para enfrentar Golias e vencer a batalha.
Em conclusão, o versículo 1 Samuel 17:13 menciona os três filhos mais velhos de Jessé que foram para a guerra com Saul. Embora possam ter sido escolhidos por sua idade e habilidades de combate, a história de Davi e Golias mostra que a escolha de Deus para liderar Israel não foi baseada nessas características.
Versões
Os três filhos mais velhos de Jessé tinham ido com Saul para a guerra. Esses três, que tinham ido para a guerra, se chamavam Eliabe, que era o primogênito; Abinadabe, que era o segundo; e Samá, que era o terceiro.
Os seus três filhos mais velhos tinham ido com Saul para a guerra. O primeiro se chamava Eliabe, o segundo, Abinadabe, e o terceiro, Simeia.